Saúde ocupacional: como cuidar dos colaboradores do call center
A saúde ocupacional no call center é um tema de grande relevância para os gestores desse tipo de ambiente, pois o desempenho dos profissionais e o alcance dos objetivos da empresa estão diretamente ligados à questão da saúde ocupacional.
Por que é importante se preocupar com saúde ocupacional no call center?
O trabalho de um call center geralmente é bastante desafiador e estressante. O profissional deve lidar com situações de pressão para alcance de metas, clientes nem sempre amigáveis e outras situações que causam desgaste. Além disso, existem os fatores físicos, como o longo tempo que o colaborador fica sentado, o uso constante da fala e da audição, além da operação dos equipamentos de informática.
Todos esses fatores combinados geram a necessidade de que haja uma grande atenção à saúde ocupacional no call center. Por isso, os responsáveis por esse setor devem tomar algumas providências para proporcionar o melhor ambiente possível para os profissionais de um call center.
Fatores para proporcionar saúde ocupacional no call center
Para providenciar um ambiente que contribua para a saúde ocupacional no call center, é necessário que algumas medidas sejam tomadas:
1. Acomodação ergométrica: a ergonomia deve ser aplicada de acordo com os vários biótipos dos operadores que trabalham em um call center. Assim, dores e doenças causadas pela má postura durante o expediente podem ser evitadas.
2. Equipamentos de qualidade: para que os profissionais tenham sua saúde preservada, a qualidade dos equipamentos utilizados durante o trabalho é fundamental.
Os gestores de um call center devem providenciar equipamentos profissionais, e que estejam em conformidade com as regras de segurança do trabalho para esse segmento.
3. Nível de ruído: em um ambiente de call center, onde existem vários colaboradores trabalhando ao mesmo tempo, é importante que o nível de ruído seja o menor possível. Esse nível deve estar dentro dos padrões de segurança determinados pela legislação.
Benefícios causados pelo cuidado com a saúde ocupacional no call center
Quando uma empresa se preocupa com a saúde de seus colaboradores e executa ações nesse sentido, vários benefícios podem ser verificados, tais como:
Adequação aos aspectos obrigatórios de segurança do trabalho definidos pela legislação;
Diminuição do absenteísmo na equipe do call center;
Aumento da motivação dos profissionais.
A Top Use é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado que tem as melhores soluções em equipamentos como headsets, fones de ouvido, bases discadoras, adaptadores, conversores e interfaces AD/DA, entre outros e explica a importância de usar equipamentos de qualidade. "A qualidade do atendimento em um call center também tende a aumentar quando os gestores têm como objetivo proporcionar o melhor ambiente para os profissionais", diz. A empresa finaliza afirmando que para que esse objetivo seja alcançado, é necessário contar com os melhores equipamentos.
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