Setor de foodservice no país se mantém em crescimento, segundo pesquisa
O consumidor brasileiro aumentou em 5% seus gastos com alimentação fora de casa quando comparado ao mesmo período do ano de 2018.
De acordo com a pesquisa CREST®, feita pela GS&NPD, o consumidor brasileiro aumentou em 5% seus gastos com alimentação fora de casa quando comparado ao mesmo período do ano de 2018.
O faturamento deste setor é estimado em R$ 230 bilhões, divididos em mais de 14 bilhões de visitas feitas a restaurantes no ano passado, o que mostra que os números realmente chamam a atenção.
Outra estatística bastante interessante é que o setor de foodservice já é responsável por mais de ⅓ dos gastos dos brasileiros com alimentação, e a tendência é de que esse crescimento ainda se mantenha.
O que é foodservice?
É um termo que abrange toda a indústria de alimentos e bebidas, desde quando elas são produzidas e distribuídas até seu preparo e serviço ao cliente, com o diferencial de que está relacionado a refeições feitas fora de casa, como em restaurantes, lanchonetes e afins.
Hoje em dia, o Brasil ocupa a quinta posição em foodservice no mundo, atrás de Estados Unidos, China, Grã-Bretanha e Japão. De acordo com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), por volta de 2017, o setor empregava aproximadamente 220 mil colaboradores, todos eles de maneira formal.
Outra estimativa aponta que aproximadamente ⅓ da população brasileira, número que está em torno de 70 milhões de pessoas, se alimenta fora de casa na hora do almoço, o que é motivado principalmente pelas empresas que fornecem vale-refeição aos seus colaboradores, nessa que se mostra a alternativa mais prática e viável para sua alimentação. Há em torno de 1 milhão de estabelecimentos do tipo no Brasil, dos quais aproximadamente 20% são franqueados ou pertencem a um grupo determinado.
Como isso pode influenciar o seu negócio?
Com números tão massivos e que tendem a se manter positivos com o passar do tempo, não há como os estabelecimentos do setor alimentício deixarem de pensar sobre foodservice, já que esta pode ser uma das principais (ou mesmo a principal) fonte de renda do negócio.
Isso se torna ainda mais importante ao considerar a competitividade que existe no setor. Seja através do delivery até o serviço ou mesmo no próprio restaurante, é possível perceber o tamanho da concorrência ao pensar em centros comerciais e outras regiões que concentram um grande número de empresas, em que há diversas opções de estabelecimentos em uma mesma rua.
Portanto, para aproveitar uma procura tão grande por alimentação fora de casa, os estabelecimentos devem pensar naquilo que pode atrair seus clientes, como investir em uma melhor experiência aos consumidores, de modo que sua satisfação seja ainda maior.
Isso pode ser obtido através de uma comunicação visual devidamente planejada, de um ambiente agradável e aconchegante, do oferecimento de produtos e serviços da mais alta qualidade possível e de preços que sejam compatíveis com o poder aquisitivo dos clientes.
Os cardápios, por exemplo, são ferramentas com um poder muito grande, já que mostram as opções oferecidas pelo restaurante ao mesmo tempo que também se relacionam com sua decoração e comunicação visual, ou seja, são elementos indispensáveis para a atração e retenção de clientes.
Para isso, é fundamental escolher uma empresa especializada no ramo, como a Menuart, que desenvolve cardápios com um design pensado especialmente de acordo com as necessidades e preferências dos clientes, sejam eles restaurantes, bares, lanchonetes, food trucks ou até mesmo hotéis. Com isso, seu negócio passará uma imagem ainda mais profissional aos clientes.
Website: https://www.menuart.com.br/