Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

DINO

Simpósio reúne centros que desenvolvem estudos com o Zebrafish

8 mai 2019 - 11h21
(atualizado em 14/5/2019 às 00h43)
Compartilhar
Exibir comentários

De 26 a 28 de setembro, será realizado o VI Simpósio Zebrafish como modelo animal para pesquisa, no Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP, em São Paulo. As inscrições estão abertas até 20 de setembro no site da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas - EEP HCFMUSP.

Foto: Divulgação / DINO

O Zebrafish, conhecido também como peixe "paulistinha" devido às suas listras e à consequente referência à bandeira de São Paulo, é um modelo já consagrado para estudos de doenças em humanos e, por isso, usado em centros de pesquisas em todo o mundo.

Sua escolha se deu por diversos fatores: de pequeno porte, sua manutenção é fácil e econômica, tem alta taxa reprodutiva, genoma sequenciado e seus órgãos e estruturas são semelhantes aos dos mamíferos. Assim, além de serem úteis para testes de novos agentes terapêuticos, eles são usados também para desenvolver estudos de comportamento, de genética e até mesmo toxicológicos. No Brasil, as primeiras publicações com seu envolvimento são de 1996.

Rede de conhecimento

A Disciplina de Endocrinologia e Metabologia e o Biotério Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP desenvolveram o Simpósio Zebrafish com o objetivo de favorecer a troca de experiências e o estabelecimento de colaboração entre pesquisadores e acadêmicos de graduação e pós-graduação de todo o Brasil.

Também, os coordenadores do curso, Drs. Luciani Carvalho, Berenice B. Mendonça e Roger Chammas, buscam promover a transferência de conhecimento e tecnologias entre universidades e centros de pesquisa que utilizam a espécie Daniorerio como organismo modelo ou alvo de estudo.

Em sua sexta edição, o simpósio contará com a presença de renomados convidados internacionais, como os especialistas Jean-Philippe Mocho (Inglaterra), Flavio Zolessi (Uruguai), Hamid Habibi (Canadá), Rita Fior (Portugal) e Michael Kent, Alon Kahana e Shuo Lin (Estados Unidos).

O curso é, assim, voltado a biólogos, biomédicos, veterinários, médicos, pesquisadores e estudantes, e tem vagas limitadas.

Serviço

• Evento: VI Simpósio Zebrafish como modelo animal para pesquisa

• Inscrições: até 20/09 em https://eephcfmusp.org.br/portal/online/curso/vi-simposio-zebrafish/

• Período do curso:

26/09 - das 17h às 19h

27/09 - das 8h às 18h

28/09 - das 8h às 18h35

• Local:

Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP

Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo

Website: https://eephcfmusp.org.br/portal/online/curso/vi-simposio-zebrafish/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade