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Software de odontologia aposta em redes de clínicas para crescer

Dentalis fornece gestão inteligente para mais de 17 mil dentistas em todo o Brasil e, só em 2018, gerenciou cerca de R$ 508 milhões.

8 abr 2019 - 14h19
(atualizado às 16h03)
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Há alguns anos, o setor de saúde vem se mostrando um destaque da economia do Brasil. Em 2015, as franquias brasileiras do segmento de Odontologia, Estética e Medicina faturaram R$ 2,5 bilhões.

Foto: Freepiks / DINO

Mais recentemente, o setor de odontologia tem se tornado a grande aposta de investidores e empreendedores, considerando que, segundo o Conselho Federal de Odontologia, o Brasil concentra 15% de todos os dentistas do mundo.  São mais de 550 mil profissionais da área espalhados pelo território nacional.  Nos últimos anos, o mercado odontológico seguiu em franca expansão apesar da crise financeira que acomete o país, tendo faturado mais de R$ 38 bilhões, ainda de acordo com o CFO, o que o levou a conquistar a quarta posição no mercado de higiene bucal mundial.

A principal tendência identificada no setor é o sucesso de redes de clínicas populares, que oferecem atendimento odontológico a preços moderados. É o que aponta Sérgio Aronis, fundador da Dentalis Software, que fornece soluções tecnológicas de gestão de consultórios odontológicos desde o início dos anos 90 e já detém quase 40% do marketshare: "Vimos um aumento muito grande na quantidade de redes populares de odontologia, que se tornaram nossos principais clientes. Isso ficou muito claro nos últimos 3 anos, em que a Dentalis cresceu mais de 30% ao ano mesmo em meio à crise, muito devido a essas redes", afirma o empreendedor, que está à frente da empresa líder em softwares odontológicos no mercado brasileiro.

Só em 2018, a Dentalis gerenciou o recebimento de R$ 508 milhões provenientes de procedimentos odontológicos, o que demonstra o peso do setor.

A dentista Kellen Oliveira, cliente da Dentalis e sócia-proprietária de 14 clínicas da rede Dentista Popular, espalhadas pelos estados do Ceará, Pernambuco e Bahia, percebe que um dos vetores do crescimento do setor tem sido a popularização de procedimentos básicos, como próteses, cujo tíquete médio gira em torno de R$ 500. Ela afirma que viu a competição crescer nos últimos anos, o que enxerga como mais um sinal de que o mercado está atraindo novos players. Para Oliveira, será essencial apostar em marketing digital e ações nas redes, já que o setor ainda engatinha nesse sentido.

Um reflexo do aumento da competitividade é o avanço da profissionalização do setor de odontologia, já que é preciso apostar em processos de gestão eficientes - como o software da Dentalis - atendimento ao consumidor e insumos tecnológicos para oferecer um serviço diferenciado.

Philipe Gouvea, dono do Grupo Clínicas Inteligentes, que atende principalmente a classe C e tem como campeã em atendimentos a categoria de ortodontia, percebe que os pacientes de hoje estão mais bem informados do que os de antigamente e buscam tratamentos mais completos por saberem da importância da saúde bucal.

Para o empresário, a competitividade no setor nasce também do fato de que investidores passaram a fazer aportes na área, gerando um nível de concorrência maior e exigindo que os consultórios deixem de operar de maneira "caseira" e invistam em gestão profissional. Gouvea optou pelo software da Dentalis e viu sua operação se tornar mais eficiente e moderna.

Luis Filipe Silva, dono da rede Amiga Odontologia e também cliente da Dentalis, notou o aumento da procura por implantes, principalmente pelo público idoso. Outros procedimentos como facetas e clareamento, categorias nas quais a rede vem investindo cada vez mais, tem atraído pacientes de todas as idades. Silva também destaca o aumento da concorrência e a necessidade de profissionalizar e humanizar o atendimento, além da aquisição de soluções tecnológicas que otimizem a operação.

Em 2016, o mercado odontológico movimentou cerca de 15 bilhões de reais e a evolução de ticket médio por paciente em 2018 comparado com 2016 superou a marca de 25%, sendo que mais de 55% do faturamento das clínicas está concentrado em procedimentos estéticos.

A Dentalis, que oferece a plataforma de SaaS mais completa para a gestão de processos de agendamento, pagamento e armazenamento de fichas de pacientes de mais de 17 mil dentistas  em todo o Brasil e conta com uma base de mais de 4 milhões de vidas, identificou que a média de gasto anual com procedimentos odontológicos em 2017 ficou em R$ 730, sendo que o maior gasto médio per capita foi identificado em Santa Catarina (R$ 825) e o menor no Maranhão (R$ 182). Em São Paulo o valor ficou em R$ 613, no Rio de Janeiro em R$ 701 e os pacientes de Minas Gerais gastaram em média R$ 662 no ano.

Apostando no avanço da profissionalização e da digitalização do setor, em 2018 a Dentalis fechou parceria com as fintechs QuickCheck - de análise de perfil de consumo para oferta de crédito - e FitBank - de open banking -, transformando seu sistema em uma plataforma financeira de ponta-a-ponta e facilitando a vida de seus clientes.

Website: http://www.dentalis.com.br

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