Startup brasileira de IA para Cadastro Digital e Background Check recebe aporte de R$ 1,5 milhões
De acordo com a Resolução 4.753 do Banco Central, de 26 de setembro de 2019, que entrará em vigor em janeiro de 2020, a necessidade de utilização de novas tecnologias para qualificar os clientes no momento da abertura de conta se estende para a manutenção do cadastro, com a "adoção de processos e sistemas mais modernos e dinâmicos proporcionando maior conveniência, agilidade e segurança no acesso a serviços", conforme determina a resolução. A validação periódica das informações coletadas, muitas vezes feita ainda de forma manual, pode ser realizada de maneira automatizada com os sistemas digitais criados pela InovaMind.
Por meio de soluções de Inteligência Artificial e de Big Data, o cansativo e burocrático processo de abertura de conta transforma-se numa experiência simples e sem fricção para os clientes, com apenas 3 campos para preenchimento: CPF, celular e email. A partir daí, os robôs e modelos de Inteligência Artificial se encarregam de concluir o processo, capturando e checando dados, fotos, biometria facial e outros documentos. Um cadastro simples, rápido e enxuto significa uma melhora nas taxas de conversão entre 400% e 1.000% em relação aos processos tradicionais.
Segundo o Relatório Global de Fraude & Risco da Kroll - 11ª Edição, o Brasil é o país campeão em lavagem de dinheiro no mundo. A adoção do modelo de "API FIRST" - em que todas as soluções são construídas em microsserviços que podem ser conectados por APIs desenvolvidas para atender as rígidas regulamentações bancárias e as diretrizes de "conheça seu cliente" (ou KYC - "know your customer") - é fundamental para a integração dos sistemas de combate às fraudes e lavagem de dinheiro aos processos de cada instituição ou empresa de pagamentos. "Queremos facilitar o trabalho de integração do onboarding existente às APIs da InovaMind que forem necessárias. Assim as empresas conseguem economizar tempo e recursos para deixar seu cadastro mais rápido, robusto e seguro", diz Jung Park, CEO da InovaMind.
A InovaMind recebeu aporte de R$ 1,5 milhões do Hangar8 Capital, que já investiu em startups como olivia, netshow.me e respondeai. Criada no início de 2018, a empresa quer ser a "one-stop-shop" de soluções de "onboarding" digital, termo técnico que engloba todos os passos envolvidos na abertura de uma conta de depósitos ou de pagamentos. Com o aporte, a empresa ampliará seu leque de atuação para o cadastro digital de Pessoas Jurídicas, envolvendo consultas a bases de dados públicas e ao seu próprio Big Data, para ganhar a robustez e segurança adequadas à situação do mercado brasileiro.
Até o final de 2019, a empresa irá expandir suas atividades e parcerias com outras startups e fintechs, preparando-se para as próximas captações.
Website: https://inovamind.com.br/