Tiro Esportivo e Prático: curiosidades e onde praticar
Um esporte que vem ganhando cada vez mais popularidade.
Para muitos, a palavra "arma" é automaticamente associada a diversas cenas horríveis vistas em noticiários e a simples visão de uma pode fazer com que fiquem desconfortáveis. Por outro lado, algumas pessoas passaram a associá-las não à ideia de violência, mas a um ótimo treino da mira e da precisão - um esporte extremamente interessante e que ganha cada vez mais popularidade em nosso País.
Como em toda atividade de precisão, um dos principais benefícios apontados é o treino mental. De acordo com muitos adeptos, o esporte ajuda a alcançar um equilíbrio que pode levar a mudanças significativas de vida. Já para aqueles que procuram um exercício pela necessidade de movimento e treino físico, não se enganem pela ideia de que esta não é uma boa opção!
O tiro esportivo pode exigir bastante do atleta, havendo, dentre suas diversas categorias, casos em que o atirador deve se movimentar rapidamente, de modo a disparar em múltiplos alvos. Além disso, o treino postural pode trazer benefícios à coluna, o treino da respiração é bom para o coração e para os pulmões e, mais obviamente, há o treino da musculatura dos braços.
Dividido em três categorias, o tiro esportivo conta com 17 modalidades que mesclam a possibilidade de atuação masculina e feminina e o Brasil já possui ouro no esporte, desde 1920, graças a Guilherme Paraense. Recentemente, em 2016, Felipe Wu conquistou a medalha de prata para nosso País.
1 - Tiro com pistola - armas mais curtas, manuseadas com uma mão só.
- Pistola de ar: prática masculina e feminina, com alvo à distância de 10 metros;
- Pistola de tiro rápido: prática masculina e feminina (neste caso, conhecida também como pistola sport), com alvo à distância de 25 metros;
- Pistola livre: prática masculina, com alvo à distância de 50 metros;
- Alvo móvel: prática masculina, com duas fases: lenta e rápida.
2 - Tiro com carabina - armas mais longas, manuseadas com as duas mãos.
- Carabina de ar: prática masculina e feminina, com alvo à distância de 10 metros;
- Carabina deitado: prática masculina e feminina, com alvo à distância de 50 metros;
- Carabina de três posições: prática masculina e feminina, com alvo à distância de 50 metros e tiros realizados de pé, de joelhos e deitado.
3 - Tiro ao prato - são arremessados pratos padronizados e o atirador deve ser capaz de quebrar um pedaço visível deles.
- Fossa olímpica: prática masculina e feminina. O atirador tem direito a dois disparos por prato;
- Fossa dublê: prática masculina e feminina. O atirador tem um disparo para cada prato, sendo lançados dois pratos simultaneamente;
- Skeet: prática masculina e feminina. O atirador tem um disparo por prato, sendo lançados dois pratos, saindo de casas de lados opostos, de modo que se cruzem no ponto central.
Agora, se você se interessou e quer conhecer mais sobre o esporte, talvez até experimentar, o Santa Mônica Clube de Campo oferece espaço adequado para a prática do tiro esportivo, com estandes para diferentes modalidades, armas de pressão para aqueles que não possuem os próprios equipamentos, além de regras e condições para segurança dos associados.
Acesse https://www.santamonica.rec.br/esportes/tiro/ e saiba mais.
Website: https://www.santamonica.rec.br/esportes/tiro/