Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

DINO

Transição da carreira executiva para o próprio negócio é a alternativa para milhões de brasileiros

17 jul 2017 - 15h49
Compartilhar
Exibir comentários

Para que a empresa nascente tenha sucesso, os empreendedores iniciantes precisam ter alguns cuidados com o desenvolvimento do negócio e de suas competências. Empreender exigirá um rol maior de competências, tanto no quesito técnico quanto comportamentais.

Foto: DINO

Entender as novas propostas de negócios no mercado, analisar o perfil de cada profissional, trabalhar suas competências e estimular o desenvolvimento de novas habilidades, fazem parte das atribuições de Ana Maduro. Psicóloga que se especializou em recursos humanos, desenvolvimento de negócios e inovação, tanto que fez imersões na Babson College (2013) - uma das mais conceituadas escolas de negócios do mundo - e na Universidade da Califórnia em Berckeley (2014), ambas nos Estados Unidos.

Depois de construir uma sólida experiência na área de recursos humanos e ter implantado projetos de desenvolvimento humano e organizacional no Brasil inteiro, a empresária Ana Maduro, 30 anos, fundou sua empresa, a Startup Carreira em 2013. "Deixei a minha carreira executiva para montar a Startup Carreira, era o meu sonho se transformando em realidade", lembra. Para ajudar cada vez mais seus clientes, Ana Maduro se especializou também como coach, através da ICC - Internacional Coaching Community(2014). Desde então, acelerou o desenvolvimento de mais de 7 mil profissionais, em suas palestras, treinamentos e consultorias individuais personalizadas. Ela conta que faz parte de seu propósito de vida transformar sonhos em histórias.

Uma das principais negligências dos novos empresários é o distanciamento entre a ideia e o mercado. Assim, Ana aponta que é preciso conversar, pesquisar, estudar e manter-se atualizado diariamente sobre o público alvo, a fim de definir muito bem quem são os potenciais consumidores, além de testar o mercado. "Já tive clientes que levaram quase um ano construindo um aplicativo e quando foram oferecer ao mercado, descobriram que seu mercado estava em busca de outras soluções. A equipe gastou o tempo e perdeu quase 50 mil reais", adverte.

Outro cuidado essencial é não se preocupar apenas com a qualificação técnica, pois suas competências comportamentais serão essenciais para os resultados do negócio. Os empreendedores precisarão ser bons líderes para engajar um time, deverão manter sua rede de contatos e networking constantemente atualizada, saber comunicar bem a sua ideia e vendê-la, continua Ana. "Se você é técnico e não sabe vender, sua ideia morre. "

Mas por onde começar? Ana explica que é preciso fazer uma análise de seu perfil como empreendedor e criar um plano de desenvolvimento para aprimorar as competências que o ajudarão a empreender. Fortalecer as competências atuais e desenvolver novas habilidades vão ajudar a ser bem sucedido empreendendo. "Um case interessante é de uma empresária que foi demitida e após se deparar com várias oportunidades de mercado, começou a trabalhar com um antigo hobby, produção de velas e sabonetes. Precisou realizar um trabalho árduo de desenvolvimento para aprimorar principalmente as competências de negociação, planejamento e gestão de tempo. Hoje ela está muito bem no mercado, possui uma loja em São Paulo e se prepara para abrir a segunda", comemora Ana, ressaltando que tal conquista foi alcançada graças à disciplina da empresária.

Recentemente, Ana lançou um Portal no site de sua empresa, a Startup Carreira, onde posta conteúdos semanais para quem se interessa por Carreira, Empreendedorismo e Desenvolvimento estratégico de competências. Ela disponibiliza um livro online, chamado Guia Atitude, que possui centenas de ações e estratégias que podem ser colocadas em prática hoje mesmo.

Acesse esse livro e demais conteúdos clicando no link http://startupcarreira.com.br/faca-o-download-do-guia-atitude/ .

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade