UpaLupa, a fantástica fábrica de startups, transforma boas ideias em negócios sustentáveis
Há mais de dez anos a UpaLupa vem se consolidando como uma plataforma de apoio aos empreendedores. Para a fundadora da escola de negócios, Lígia Zeppelini, é essencial o auxílio externo no início do processo de desenvolvimento de uma startup, ainda que ela surja como um projeto dentro de uma empresa já consolidada.
A necessidade de conectar empreendedores com facilitadores do ecossistema foi o que levou Lígia a criar a empresa. "Nosso propósito é facilitar a rotina de quem está empreendendo, oferecendo programas e mentorias, realizando encontros com foco em negócios, ou colocando nossa versátil rede de profissionais à disposição", aponta.
"No começo de um novo negócio, há sempre uma insegurança no ar, há grande expectativa em encontrar um profissional que entenda os nossos problemas e desafios, que tenha agilidade e que ofereça soluções eficazes, seguras e por preço justo", explica Lígia.
Para Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox e vencedora pelo terceiro ano do prêmio E-commerce Brasil, a UpaLupa auxilia a enxergar detalhes que fazem a diferença no rumo dos negócios.
"A UpaLupa oferece soluções para players de diversos segmentos, é enorme a rede de apoio criada pela empresa", relata, destacando a importância da escola de negócios no início da Trustvox.
"Os detalhamentos que a Lígia Zeppelini me solicitou ampliaram minha visão sobre o negócio, desde a validação da solução que eu havia encontrado até o valor que poderia ser cobrado pelo trabalho", destaca.
Para Flávio Pripas, diretor-geral do Cubo, a atuação da escola de negócios foi importante no início da sua carreira empreendedora. "Participei de vários eventos promovidos pela UpaLupa, como os Bate-papos sobre e-commerce. Recebemos total ajuda na parte de vendas, durante a criação da startup de moda Fashion.Me", ressalta, lembrando que esta empresa foi vendida em 2014.
UpaLupa - a origem
Quem assistiu ao filme clássico "A fantástica fábrica de chocolates" lembra que UpaLupa era o nome dado aos fiéis anõezinhos, que se dedicavam à produção da fábrica.
Com 1m50 de altura e dedicação total aos seus clientes, Lígia explica que recebeu o apelido de UpaLupa há anos. "Brinco que somos a Fantástica fábrica de startups", diverte-se.
Segundo ela, além do atendimento customizado e detalhado, seu trabalho ganha escala nos eventos que realiza. "Temos duas frentes: uma bastante personalizada e outra para atingir públicos maiores. Ambas, porém, têm o mesmo propósito de compartilhar conhecimento", avalia.
Os eventos para públicos maiores são importantes, pois o empreendedor de startups às vezes ainda não tem condições financeiras para contratar consultores. "Por um custo relativamente baixo, esse público tem acesso a palestrantes e grandes mentores, que sabem construir ou alavancar um negócio", atesta.
Para Lígia, infelizmente é comum que novos empreendedores tenham dificuldades para investir corretamente e às vezes recebam más orientações, colocando em risco o próprio negócio. "Estamos disponibilizando auxílio para que os idealizadores de novos negócios tenham todas as ferramentas para consolidarem suas ideias e estabelecerem-se no mercado com sucesso", finaliza.
http://www.upalupa.me/