Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Uso da Pedra Portuguesa em Calçadas: dicas para manter a beleza do revestimento sem perder em acessibilidade

18 set 2018 - 20h47
Compartilhar
Exibir comentários

De origem lusitana, a pedra portuguesa é uma famosa forma de pavimentação de praças e espaços públicos de diversas cidades, tanto em Portugal, como aqui no Brasil.

Foto: DINO / DINO

Um exemplo clássico da presença da pedra portuguesa, aqui no Brasil, é o icônico calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. Lá, o desenho "Mar Largo", criado por Burle Marx em 1970, simboliza as ondas do mar e se tornou um dos principais cartões-postais do país.

Mesmo com o passar do tempo, a pedra portuguesa nas calçadas continua sendo um dos revestimentos preferidos sua resistência, durabilidade, versatilidade, fácil manutenção e, claro, excelente custo-benefício.

Critérios básicos para calçadas residenciais e comerciais

Antes de pensar no revestimento para a calçada, é necessário se atentar às normatizações vigentes no seu município. Cada município possui um Plano Diretor no qual são abordados os critérios de acessibilidade e dimensões das calçadas.

Entretanto, de maneira geral e visando uma melhor organização do trânsito de pedestres, recomenda-se a setorização da calçada em 3 faixas:

Faixa livre: destinada à circulação de pessoas. De acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 9050/2004, as calçadas, passeios e vias de pedestres devem incorporar faixa livre com largura mínima recomendável de 1,50m, sendo o mínimo admissível de 1,20m e altura livre de 2,10m.

Faixa de serviço ou mobiliário urbano: destinada à iluminação pública, sinalização de trânsito e arborização. Sua largura dependerá da largura das calçadas. Em calçadas mais estreitas, deve-se garantir uma largura mínima de 1,20m para a faixa livre e o restante fica destinado à faixa de serviço. Se possível, o ideal é que essa faixa possua a largura mínima de 1,00m.

Faixa de acesso: esse espaço é reservado para a interação entre o pedestre e uma vitrine ou o local para acesso às edificações, por exemplo. A faixa de acesso apresenta dimensão variável, logo não tem uma largura mínima estabelecida.

A Pedra Portuguesa é uma opção de revestimento para calçadas sim! (desde que atente-se à segurança e acessibilidade)

Segundo a cartilha Guia de Acessibilidade Urbana, criada pelo CREA - MG, ao escolher o material que vai revestir a calçada, deve-se procurar qualidade, durabilidade e facilidade de reposição. Além destes fatores, são muito importantes também a harmonia, a estética e a segurança.

A saber, a pedra portuguesa possui todas essas características citadas na cartilha do CREA - MG. Em sua composição, esse material possui basalto e calcário e é exatamente daí que vem sua alta durabilidade. Outra característica da pedra portuguesa diz respeito à sua estrutura rústica, tornando esse material uma espécie de antiderrapante natural.

Por outro lado, a pedra portuguesa é um material irregular e aqui é preciso ter um certo cuidado, afinal o piso para a faixa livre da calçada deve atender à alguns requisitos para garantir a acessibilidade de todos os tipos de pedestres.

Cadeiras de rodas e carrinhos de bebê, por exemplo, podem sofrer dificuldades para transitar pela calçada de pedra portuguesa que não estiver bem instalada ou que não estiver com a manutenção em dia.

É por esse motivo que é ideal que a pedra portuguesa tenha boa procedência e que seja assentada por um profissional qualificado, de maneira que a matéria-prima obtenha a forma mais plana e segura possível.

A manutenção da calçada em pedra portuguesa também é um fator em que o proprietário deve se atentar. Quando uma pedra se solta, por exemplo, pode ser facilmente reposta sem grandes custos. Essa manutenção periódica preventiva (ou corretiva, se ocorrer alguma eventualidade) é que vai garantir a integridade da calçada e a segurança dos pedestres.

Quanto à harmonia e estética, a calçada em pedra portuguesa não deixa a desejar. Como é uma espécie de pedra natural, a pedra portuguesa confere bom gosto, promove elegância e valoriza qualquer ambiente .

E não pode-se esquecer da grande diversidade de cores que esse tipo de revestimento possui. Hoje, no mercado, é possível encontrar pedra portuguesa em tons de branco, preto, cinza, amarelo, creme, vermelho e até mesmo multicor.

A boa escolha de cores juntamente com a textura da pedra portuguesa permitem uma boa harmonização com a vegetação e a fachada do imóvel ou estabelecimento sem complicações. E, para aqueles que gostam de ambientes mais personalizados, é possível ainda criar mosaicos e desenhos utilizando as diferentes cores do produto para compor o projeto arquitetônico.

SOBRE A CONSTRUBEL PEDRAS

Há mais de 20 anos de atuação no mercado, a Construbel Pedras se tornou uma das maiores fornecedoras de pedras naturais decorativas do Brasil. Com 3 jazidas próprias em operação e transporte próprio, a Construbel fornece materiais de qualidade para todo o país com rapidez na entrega e preço justo .

Website: https://www.construbelpedras.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade