Vinhos do Douro e do Porto têm qualidade garantida
O vinho é uma bebida que possui grande apreço para muitas pessoas, e isso acontece devido ao seu delicioso sabor e a importantes características nutricionais, por essa e outras, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) faz questão de garantir o controle da qualidade e quantidade dos vinhos.
O IVDP tem como responsabilidade manter a certificação, a fiscalização e promoção das designações de Origem Porto e Douro e indicação geográfica Duriense.
Segundo dados históricos, a Companhia Geral da Agricultura das vinhas do Alto do Douro foi fundada por José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal, no dia 10 de setembro de 1756. A Instituição foi designada para administrar a produtividade e comercialização de vinhos.
Com a criação da instituição, criou-se um marco histórico mundial ao inserir a concepção de um título amparado por uma delimitação geográfica, assim como diversas normas e regularidades de decisão das características qualitativas dos produtos. Sendo assim, a Região Demarcada do Douro tornou-se a primeira normalizada do mundo.
A nível histórico, o Brasil estabilizou-se como um dos principais mercados para o comércio do vinho do Porto. Foi exatamente no começo do século XX que as vendas desse maravilhoso produto se convergiram com mais intensidade, já no ano de 1900, o Reino Unido concentrou 64% das exportações do segmento. O Brasil, por sua vez, ocupava a segunda posição com 12%.
Com o aumento do consumo do vinho do Porto em diversos mercados houve a expansão para outros 110 países
Segundo a pesquisa, com os bons resultados alcançados no século XX em relação ao vinho do Porto, aumentou ainda mais o consumo da bebida em diversos mercados tradicionais e alavancou-se para outros, hoje exportado para mais de 110 países.
No ano de 2017, as exportações de vinho da RDD (Região Demarcada do Douro) representaram para o país brasileiro 22% de todo o valor exportado da bebida portuguesa para esse setor, isto é, 44 milhões de euros.
Com as exportações dos vinhos portugueses em alta, de 53%, no ano passado, o Brasil passou a ocupar a melhor posição no ranking de importantes mercados externos para os vinhos, ocupando o 8º lugar.
Vinho do Porto
Os dados também apontam o ano de 2011 como o melhor dos últimos 60 anos, pois a exportação de quase 1,6 milhões de garrafas, no total de mais de 5 milhões de euros, foi a principal responsável para esse resultado.
Dessa forma, segue também esse ano de 2018, em que o Brasil se encontra entre os 10 principais mercados para a DOP Porto, com 131 mil caixas, totalizando um valor de 5,4 milhões de euros.
Após o ano de 2011, as exportações de DOP Porto para o Brasil caminharam para uma inclinação de queda mais acentuada, exceto os anos de 2014 e 2017.
No ano passado, 69 mil caixas foram exportadas para o Brasil, com alta de 9,9%. Em relação a valores, as vendas aumentaram 14,4%, total de 2,8 milhões de euros.
Já em 2018, houve registro de 4,1% de aumento no preço médio por litro do DOP Porto. Mesmo assim, o valor continua abaixo do preço mundial para o comércio, que ficou em 5 euros em 2017.
Vinhos do Douro
Na denominação de origem Protegida do Douro (DOP), é de suma importância lembrar sobre o avanço da quantidade exportada para o Brasil em 2012, momento em que, pela primeira vez, as exportações de DOP Douro tiveram resultados superiores às de DOP Porto, e seguem até hoje nesse ritmo.
Portanto, para as pessoas que são grandes apreciadoras de um bom vinho português e de boa qualidade, é possível comprar por meio de sites existentes na internet.
A Eno Gourmet Premium é uma loja que comercializa ótimos vinhos portugueses. O principal objetivo da empresa é ofertar aos seus clientes o melhor atendimento. Eles contam com uma loja em que é possível comprar vinho online, tornando suas compras mais práticas.
Website: https://enogourmetpremium.com/