Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

DINO

Viver em condomínios fechados vira preferência no Rio

4 jun 2020 - 16h52
(atualizado em 5/6/2020 às 06h23)
Compartilhar
Exibir comentários

No Rio de Janeiro, conseguir um meio para se manter o mais longe possível da violência virou um dos principais objetivos da população. Com isso, por oferecer também a comodidade de viver em um local com muitas opções de lazer, morar em condomínios fechados caiu no gosto de quem está em busca da casa própria. Hoje em dia, é comum quem está procurando por um imóvel dar preferência para aqueles que fiquem em condomínios fechados.

Foto: Divulgação Pró Lotes / DINO

No Brasil, os condomínios fechados surgiram ao redor da cidade de São Paulo, por volta das décadas de 60 e 70. Desde então, o sucesso e a inserção deste tipo de moradia se espalharam por todo o país. Segundo o mestre em História Política Guilherme Galvão Lopes, a expansão dos condomínios fechados tem relação com a necessidade de se adaptar os espaços urbanos para atender as necessidades dos moradores. "Esse fenômeno tem relação direta com as necessidades dos moradores", explica o historiador, que é doutorando em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

"Vejo que aqui no Rio de Janeiro a segurança é um fator considerável na hora de escolher uma casa para morar. E agora, com a pandemia, as pessoas também passaram a procurar moradias em condomínio fechado com opções de lazer e espaço para a família", destaca o advogado especialista em mercado imobiliário Rodrigo Gonçalves, um dos sócios do escritório Reis, Gonçalves e Bastos, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A ideia de se buscar um condomínio fechado pode ir além da segurança. Também tem a questão da privacidade e da facilidade de acesso a alguns serviços, como academia para praticar exercícios, área de lazer e até transporte em alguns deles. Gilberto Vital escolheu o Riviera Classic Resort, um condomínio luxuoso oferecido pela empresa Pró Lotes, localizado em São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Um dos motivos para a escolha foram as 20 opções de lazer, além de segurança 24 horas com portaria e monitoramento por câmera.

"Sou de Cachoeiras de Macacu, mas gosto da Região dos Lagos e pretendo morar na localidade. Quando vi que tinha a opção de morar em um condomínio fechado, seguro e com diversas opções de lazer para a minha família, não pensei duas vezes e investi em um terreno para construir a minha casa", conta o futuro morador de São Pedro da Aldeia.

E neste momento em que todos passam por uma pandemia, sendo necessário manter o distanciamento social, viver dentro de um condomínio que oferece espaço para lazer e prática de exercício sem aglomerações é muito importante.

"Sabemos o quanto está sendo difícil não encontrar com os amigos, familiares, sair para fazer um passeio, conversar… Por isso, é importante reservar um tempo na quarentena para meditar, ler um livro ou praticar exercício em um ambiente calmo e sem aglomerações. Isso vai trazer mais tranquilidade e diminuir a ansiedade", destaca a psicóloga Luisa Geambastiane.

Website: http://www.prolotes.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade