Dmae admite possibilidade de erro em faturas e orienta consumidor a pedir revisão
Contas que passam acima de 30% podem ser revistas
A pessoa que recebeu faturas de água enviadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) com consumo superior a 30% do habitual poderá solicitar revisão ao órgão responsável pelo abastecimento em Porto Alegre. Nesta sexta-feira, o diretor-geral da autarquia, Maurício Loss, prestou orientações sobre o procedimento e detalhou as mudanças no sistema de medição do consumo a partir de março e que já refletiram nas faturas com vencimento em abril.
Segundo Mauricio, Se o consumidor tem uma conta de consumo médio de R$ 100, por exemplo, se recebeu uma conta de R$ 130, o usuário pode entrar com pedido de revisão, sendo uma margem que a diretoria comercial do DMAE utilizará.
De acordo com o Dmae, o valor mais recente da conta pode ter sido superior porque, descontadas as cobranças feitas por média, de dezembro a fevereiro, também foi cobrada a diferença apontada pelo hidrômetro, na comparação entre novembro e março, caso tenha sido necessário.
Loss ressalta que, no verão, o consumo tende a ser maior. Essa diferença pode ter resultado em um saldo superior a ser cobrado em alguns ramais. "Cobramos pela média de meses de menor demanda, e no verão este consumo aumenta, o que explica a diferença a mais", justifica o gestor.
Se o valor estiver correto, mas acima da possibilidade de pagamento do cliente, o Dmae oferece parcelamento. A critério do consumidor, o valor pode acompanhar a conta mensal ou ser impresso um carnê para pagamento parcelado, em separado.
Se a leitura na conta de água for maior do que o dos quatro primeiros números do hidrômetro, e não houver vazamento interno, a cobrança pode ser reavaliada e, se for o caso, o Dmae fará o acerto, com emissão de nova conta com o valor correto. Caso ela já tenha sido paga, será gerado um crédito a ser descontado em contas futuras.
Se houver constatação de problema, o cliente pode solicitar a revisão do valor pelo e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br, com imagem ou arquivo de conta e uma foto atual do hidrômetro onde estejam visíveis os quatro primeiros números pretos (os dígitos em vermelho podem ser desprezados). O departamento também pretende disponibilizar, a partir da próxima semana, o serviço de atendimento por WhatsApp.
O Dmae conta com cinco locais de atendimento presencial onde a demanda também pode ser efetuada:
- Posto de Atendimento Comercial Centro: rua José Montaury, 159, Centro Histórico. Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 16h30
- Posto de Atendimento Tudo Fácil POP Center: avenida Júlio de Castilhos, 235, 3º andar. Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábados, das 9h às 13h, sem fechar ao meio-dia
- Posto de Atendimento Zona Leste: avenida Cristiano Fischer, 2.402, Partenon. Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 16h30
- Posto de Atendimento Tudo Fácil Zona Norte: Shopping Bourbon Wallig, na avenida Assis Brasil, 2611, bairro Cristo Redentor. Segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. Sábados, das 10h às 14h
- Posto de Atendimento Tudo Fácil Zona Sul: avenida Wenceslau Escobar, 2666, no bairro Tristeza. Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.