Donald Trump: Tudo sobre a posse do presidente dos EUA
Nesta segunda-feira (20), Donald Trump se consolida como presidente dos Estados Unidos. Neste ano, a cerimônia tem algumas alterações. Tradicionalmente, grande parte do evento ocorre a céu aberto, com a presença do público. No entanto, por causa do frio intenso em Washington, D.C., os atos ocorrem em ambientes fechados.
Biden recebe Donald Trump
Trump chegou à Casa Branca no final da manhã e o presidente Joe Biden o recebeu para a transição formal de poder nos EUA. "Bem-vindo ao lar", disse Biden ao receber Trump.
O vice-presidente J.D. Vance também foi à Casa Branca, acompanhado de sua esposa, Usha Vance e foram recebidos pela vice de Biden, Kamala Harris. Também nesta manhã, Trump acompanhou uma cerimônia religiosa na Igreja de Saint John, acompanhado da esposa, Melania.
Ver essa foto no Instagram
A tradição de participar de uma celebração religiosa no dia da posse começou com Franklin Roosevelt em 1933. Desde então, o culto acontece com mais frequência na Igreja Episcopal de St. John. Porém, em 2021, o presidente Joe Biden preferiu comparecer à Catedral de St. Matthew.
Brasileiros na posse
A cerimônia conta com a presença de integrantes da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de parlamentares de Direita. Bolsonaro não teve autorização de Alexandre de Moraes (STF) para deixar o país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi ao evento. Assim, quem representa o governo brasileiro é Maria Luiza Viotti, embaixadora do Brasil nos Estados Unidos.
* Reportagem em atualização