Dr. Gustavo Morellato fala sobre alimentação após cirurgia pós-bariátrica
A falta de atenção à dieta depois da cirurgia plástica pós-bariátrica pode comprometer o resultado da operação
Um cuidado muito importante que quem realizou uma cirurgia plástica pós-bariátrica precisa ter é em relação à alimentação. "A reeducação e a suplementação alimentar são fundamentais para o paciente que opta pelo tratamento cirúrgico da obesidade", alerta o cirurgião plástico, Dr. Gustavo Morellato (CRM/SC 16966 | RQE 11481).
A falta de atenção à dieta depois da cirurgia plástica pós-bariátrica pode comprometer o resultado da operação. Este é outro motivo pelo qual é preciso seguir as orientações do médico e alterar o que for preciso no estilo de vida. A ingestão correta de nutrientes não só auxilia na recuperação pós-operatória como colabora com a preservação da massa magra e minimiza outros problemas que possam vir a surgir após o procedimento, além de readequar o organismo à nova situação.
Dicas do Dr. Gustavo Morellato para uma boa alimentação pós-cirúrgica
O paciente pós-bariátrico apresenta diversas alterações em seu corpo devido a um emagrecimento rápido causado pela cirurgia para redução do estômago. "Há uma perda de proteínas importantes para a elasticidade da pele", observa o Dr. Gustavo Morellato. Também é possível ocorrer anemia por deficiência na absorção de ferro e baixa de vitamina B12. "É preciso repor este e outros nutrientes para recuperar também o tônus cutâneo", acrescenta o cirurgião plástico.
De acordo com ele, para uma boa alimentação, é imprescindível ingerir proteínas. Como pessoas que se submetem à cirurgia bariátrica podem ter dificuldade para ingerir alimentos ricos nesse nutriente, é preciso reforçar no prato alimentos que o contenham. O ovo, por exemplo, é uma boa opção por fornecer as proteínas que fazem a reconstrução dos tecidos perdidos durante a cirurgia e ser de fácil digestão. Peixes como salmão e atum também são boas fontes nutricionais e ainda possuem outros componentes que ajudam a prevenir inflamações. O abacate é outro alimento proteico benéfico para o organismo, pois ajuda a regular o intestino.
Após a cirurgia plástica pós-bariátrica, é necessário incluir no cardápio alimentos e líquidos que ajudam a diminuir o inchaço e facilitem a atividade intestinal. Água, sucos naturais, melão, abacaxi e melancia são bons para hidratar o organismo, compensar a perda de líquidos e a reduzir o inchaço.
Já o betacaroteno, existente na cenoura e na beterraba, auxilia na cicatrização, e a vitamina C da goiaba atua na formação do colágeno e na restauração dos tecidos. As pessoas que gostam podem incluir na alimentação shimeji e shitake, bons para melhorar a imunidade.