É falsa imagem em que Lula segura estátua de Baphomet
Uma imagem foi manipulada digitalmente para adicionar uma estátua da entidade pagã Baphomet nas mãos do ex-presidente e candidato do PT ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, e simular uma reportagem do G1 (veja aqui). O site jamais publicou tal reportagem, e a foto original mostra Lula segurando um boneco dele próprio.
A publicação com o conteúdo enganoso acumulava, até esta sexta-feira (7), centenas de compartilhamentos no Facebook e também circula por encaminhamentos no WhatsApp (fale com a Fátima).
É real imagem onde ex-presidente Lula segura estátua de bafomé
Postagens que circulam nas redes sociais simulam uma reportagem do G1, site de notícias do Grupo Globo, para dizer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu segurando uma estátua da entidade pagã Baphomet, o que é falso. Em nota, o portal negou que tenha publicado tal reportagem. A imagem original foi publicada no Twitter do ex-presidente em 6 de outubro de 2021, e mostra Lula segurando um boneco que representa a si próprio.
Boa noite do Lula com seu mais novo Lulinha (na sarrada)! #equipeLula
📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/GJmGKAJr21
— Lula 13 (@LulaOficial) October 7, 2021
Uma pesquisa avançada no Google com os termos "Lula" e "estátua bafomé", não foi encontrado nenhum conteúdo publicado pelo portal de notícias sobre o tema. Na página institucional do G1, também não consta nenhuma repórter ou editora com o nome de "Ana Feynman".
A reprodução falsa também contém erros que não condizem com o manual de redação do portal. Na postagem desinformativa, foi descrito como "igreja" o espaço para a devoção à divindade, quando o termo correto a ser aplicado é "templo". O nome da entidade pagã, Baphomet, também está escrito errado, com letra minúscula no início e o fonema "fo" com "f" em vez de "ph".
Desde o último fim de semana, o Radar Aos Fatos monitora um aumento expressivo de publicações relacionando os candidatos à presidência da República a entidades satanistas.
Esta checagem também foi feita pela Lupa.
Referências:
1. Twitter
3. BBC
4. Aos Fatos
5. Lupa
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.