É falso que Bolsonaro foi aplaudido de pé após discurso na ONU
O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), não foi aplaudido de pé após seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, na última terça-feira (20), como afirmam postagens (veja aqui). As imagens que mostram aplausos foram registradas após o discurso de Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia, ao parlamento do Reino Unido em 8 de março deste ano. A gravação da abertura da assembleia mostra todas as pessoas presentes sentadas após a fala de Bolsonaro.
A desinformação viralizou nas redes sociais e, até esta segunda-feira (23), já havia alcançado 815 mil visualizações e 9.000 compartilhamentos no TikTok, além de centenas de compartilhamentos no Facebook.
Bolsonaro aplaudido de pé em discurso na ONU
É falso que o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tenha sido aplaudido de pé após o seu discurso na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, na terça-feira (20). O vídeo que viralizou nas redes foi manipulado: após o discurso do presidente, foram inseridas imagens dos membros do Parlamento britânico, em Londres, aplaudindo de pé Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia, após seu discurso sobre a guerra no país, em 8 de março.
Na transmissão ao vivo feita pela BBC News Brasil do discurso de Bolsonaro nas Nações Unidas, todos os presentes na assembleia permaneceram sentados após a fala do presidente.
Comparativo. A diferença espacial entre a sede da ONU, em Nova York, e do Parlamento britânico, em Londres (Reprodução/ BBC News Brasil)
Na imagem acima é possível distinguir a diferença de amplitude dos ambientes em que aconteceram os discursos. Na sede da Assembleia Geral da ONU, o espaço é amplo, sem galerias nem mezanino: há mesas e cadeiras e todos os presentes se sentam virados para o púlpito e para os telões. O Parlamento britânico, por sua vez, é estreito, com galerias, e é dividido em dois lados, nos quais os membros ficam frente a frente.
Referências:
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.