É falso que TSE não contabilizou votos de São Pedro da Aldeia e isso indicaria fraude
Uma eleitora engana ao sugerir que seu voto não teria sido computado, pois a seção eleitoral na qual compareceu, em São Pedro da Aldeia (RJ), não aparece no site de resultados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). De acordo com o tribunal, a seção 88 da zona 59 da cidade fluminense, citada pela eleitora, foi agregada à seção 87, o que fez com que todos os votos fossem somados e divulgados em um único boletim de urna, atribuído à seção 87.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 40 mil compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (8).
Uma eleitora gravou um vídeo para dizer que a seção 88 da 59ª zona eleitoral de São Pedro da Aldeia, onde ela votou, não aparece no site do TSE, e sugere que esse seria um indício que seu voto não foi contabilizado — o que é falso.
O local de votação citado foi agregado à seção 87. Isso significa que os eleitores das duas seções votaram na mesma urna e, dessa forma, os votos foram totalizados juntos. A soma deles aparece no boletim de urna da seção 87.
Em checagem anterior, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro explicou que quando uma seção é agregada a outra, passa a funcionar como uma única seção, chamada seção efetiva (no caso a 87). Portanto, no sistema do TSE constam somente estas seções efetivas, que incorporaram as demais, passando a funcionar como uma única seção. Isso não significa que os votos dos eleitores das seções agregadas não foram computados.
O boletim de urna não discrimina os votos das duas seções, já que elas foram mescladas. No segundo turno, foram totalizados 219 votos para Jair Bolsonaro (PL) e 58 votos para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na seção 87 da zona 59. Bolsonaro teve 56,53% dos votos válidos no segundo turno no Rio de Janeiro, ante 43,47% de Lula, que foi eleito presidente da República em 30 de outubro com 50,90% dos votos válidos contra 49,10% de Jair Bolsonaro.
Referências:
2. Aos Fatos