É falso tuíte em que Ciro Gomes teria declarado apoio a Bolsonaro
É montagem um post em que Ciro Gomes (PDT) teria dito no Twitter que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa do segundo turno à Presidência, como tem sido disseminado nas redes (veja aqui). Em monitoramento do Aos Fatos, que preserva também os tuítes apagados, não foi encontrada a mensagem. O ex-candidato do PDT não havia declarado apoio até esta segunda-feira (3). Em pronunciamento após a divulgação dos resultados, no domingo (2), ele disse que irá falar com amigos e o partido sobre as próximas decisões.
A peça desinformativa conta com 5.246 curtidas no Instagram e dezenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (3). A montagem também circula no WhatsApp, mas a plataforma não permite averiguar o alcance (fale com a Fátima).
É falsa uma publicação no Twitter atribuída a Ciro Gomes (PDT) sobre apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno para a Presidência. O Aos Fatos compila automaticamente desde fevereiro as postagens na rede social dos políticos que se candidataram ao Palácio do Planalto, mas não encontrou nenhuma mensagem de apoio do pedetista.
A foto usada pela peça de desinformação, em que o ex-candidato aparece ao lado de Bolsonaro no debate da Globo fazendo o 12 com as mãos, ilustrou um tuíte do dia 1° de outubro no qual Ciro pedia voto para ele mesmo.
Bom dia meu Brasil! Amanhã é dia de apertar o 12 e se livrar dessa polarização cheia de ódio, incompetência e ladroeira que tá afundando nosso país. Vamos juntos!! pic.twitter.com/iVae3EKB7F
— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) October 1, 2022
O ex-candidato não fez postagens no Twitter na noite de domingo (2) nem durante o dia nesta segunda-feira (3).
Ao fazer um pronunciamento sobre o resultado do primeiro turno em transmissão ao vivo no YouTube, no domingo, Ciro disse que iria conversar com amigos e o partido sobre as próximas decisões. As outras redes sociais do pedetista também não contam com declarações de apoio.
Referências:
1. Twitter Ciro Gomes (Fontes 1 e 2)
4. O Globo
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.