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E-mail marketing: a ferramenta que potencializa negócios e resultados

4 mai 2018 - 16h19
(atualizado às 18h07)
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Seria possível calcular quantas vezes uma pessoa olha a caixa de entrada de e-mails em uma semana? E quantas vezes o usuário se depara com algum artigo ou ouve uma opinião a respeito da eficiência de uma campanha de e-mail marketing para uma marca?

As respostas a estas duas perguntas dizem muito sobre a forma como, atualmente, o e-mail marketing é compreendido, pois enquanto a quantidade de usuários e o número de horas dedicado ao uso dessa ferramenta crescem, a sua eficácia continua sendo colocada em cheque.

Nos primórdios, quando a palavra estratégia nem era levada em consideração por grande parte das empresas, o e-mail marketing era uma estratégia mal compreendida e, portanto, mal utilizada. Hoje, o serviço não só acompanha, mas também dita tendências, por isso se tornou uma peça indispensável na engrenagem de marketing das empresas, e que garantiu um resultado histórico para um dos canais de venda que mais cresce em todo o mundo - o e-commerce. Enquanto o Brasil enfrentava uma crise econômica de proporções assustadoras, o e-commerce foi um dos setores que conseguiu se sobressair e viu o lucro aumentar em 2017, apresentando um crescimento de 12% em relação a 2016.

Na contramão da crise, também bateu recordes de vendas em períodos especiais, como a Black Friday e o Natal, conforme pesquisa realizada pelo E-commerce Radar, um dos estudos mais confiáveis sobre comércio eletrônico nacional, cujo foco é propagar dados, análises, insights e variáveis que possam auxiliar e influenciar o desempenho e o crescimento do setor. E o que isso tem a ver com a estratégia de e-mail marketing? O e-mail marketing é responsável por 65% de todas as primeiras compras realizadas em lojas virtuais. Este é um bom número, mas ainda está atrás do percentual de pessoas que já conhecem a marca e, também, da busca orgânica, que levam cerca de 80% e 76% dos compradores a uma loja, respectivamente.

Ao se analisar a segunda compra efetuada no e-commerce, ou seja, o retorno do cliente à loja, o E-commerce Radar aponta que o e-mail marketing é responsável por 20% desse total, e que essa ferramenta está à frente de todas as outras estratégias de marketing. E, por assim dizer, estes dados são fundamentais para entender o faturamento de quase R$ 60 bilhões que o mercado virtual somou em 2017; e mesmo com a situação econômica brasileira ainda em processo de recuperação, a previsão para 2018 é otimista - estima-se um aumento de 15% nas vendas, que somente será alcançado por meio de boa estratégia de e-mail marketing.

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pelo E-commerce Radar, o e-mail marketing tem o melhor ROI (Retorno Sobre Investimento) para o setor. O valor do investimento em pontos percentuais chegou a 4,16 em 2017, contra 2,64 dos buscadores e 0,48 das redes sociais.

O relacionamento com o cliente

Além de ser a melhor ferramenta para quem quer garantir o retorno de um cliente a uma loja virtual e ter o maior retorno sobre investimento, o e-mail marketing também é a forma preferida dos consumidores quando o assunto é relacionamento com a marca.

Em uma pesquisa sobre o uso do e-mail em 2017 - Adobe Consumer Email Survey -, entre os mais de 3 mil respondentes, 63% disseram que o e-mail é a melhor maneira de uma empresa manter contato com o cliente. O que mostra que esse canal é estrategicamente relevante para qualquer marca, sendo também uma parte fundamental da construção de um dos grandes diferenciais que qualquer empresa pode ter - o bom relacionamento com quem consome seus produtos e informações: o cliente.

A importância de traçar estratégias atrativas e impactar clientes em maior escala

O e-mail é um canal que passa por transformações e atualizações regularmente, por isso é importante que a estratégia que se utiliza desta ferramenta também seja sempre revisitada. Daí a importância de traçar estratégias atrativas e poder contar com um time especializado e responsável por avaliar o que está dando certo e o que pode melhorar na execução do plano, com foco sempre no resultado, minimizando-se a chance de erro e, proporcionalmente, as despesas.

Quando há planejamento, controle da execução do trabalho e dos resultados, o período de espera por resultado é muito menor e os clientes são impactados em maior escala. Uma das grandes tendências para 2018 é a comunicação personalizada com o cliente. Com relação a esta propensão, de acordo com a citada pesquisa da Adobe, 25% dos usuários que recebem e-mail marketing querem um conteúdo personalizado, de acordo com seus interesses. Ao mesmo tempo, 45% preferem mensagens menos promocionais, com menos venda e mais informação útil.

Ou seja, o potencial da performance de uma campanha de e-mail marketing em 2018 vincula-se à capacidade que a marca tem de se comunicar individualmente com os clientes. As grandes corporações investem cada vez mais em tecnologias exatamente para conseguir esse tipo de informação, que é única: a preocupação agora é com um e não com o todo. Personalizar significa humanizar a comunicação. É levar o contato para um nível realmente importante para o consumidor. Esse fator humano é o que traz mais satisfação para um cliente. Mostra que a marca pensa nele de forma individual, única, e não apenas como mais um em meio a milhões.

Estima-se que 3 bilhões de pessoas terão um endereço de e-mail até 2020, o que torna importante descobrir como uma estratégia de e-mail marketing pode ajudar as empresas a aumentarem a sua taxa de abertura. E como em toda campanha, a preocupação com uma estratégia eficiente é diretamente proporcional ao sucesso e à velocidade com que os resultados são alcançados, contar com uma empresa que tenha experiência e seja referência no assunto é fundamental.

E uma sugestão é uma empresa chamada @MediaPost quem tem know-how para traçar uma estratégia de e-mail marketing baseada em um planejamento alinhado com o objetivo da marca e seu público-alvo, ou seja, direcionada e sob medida a quem interessa ser estrategicamente impactado, capaz de aumentar em até 10% a sua taxa de abertura.

Website: http://www.mediapost.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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