É mentira que a Americanas faz promoção de copo Stanley após rombo contábil
Posts enganosos anunciam uma falsa promoção de copos térmicos da marca Stanley que seriam vendidos pela Americanas em uma queima de estoque motivada pelo pedido de recuperação judicial da empresa. A propaganda imita as identidades visuais do site G1, do Grupo Globo, e do extinto jornal Agora São Paulo, que pertencia ao Grupo Folha. O usuário que clicar no link é encaminhado para uma plataforma de pagamentos que emula o Mercado Pago, mas que não tem qualquer certificado que garanta a segurança da compra.
O conteúdo enganoso reunia ao menos 2.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (26).
Após rombo de R$ 20 bilhões, Americanas está liquidando estoque com ofertas de até 80%
Um anúncio que viralizou no Facebook falsifica publicações do G1 e do Agora São Paulo para supostamente vender copos térmicos Stanley com 80% de desconto e, assim, conseguir dados do cartão de crédito dos usuários. A publicação anuncia que, devido à crise recente da Americanas, o único jeito encontrado pela varejista para cobrir sua dívida — já estimada em R$ 43 bilhões — seria liquidar o estoque com promoções, e então encaminha o usuário para um site que imita o Mercado Pago.
Um dos primeiros indicativos de que se trata de um anúncio falso é a página responsável: o Agora São Paulo, jornal do Grupo Folha, encerrou suas atividades em novembro de 2021. Sua página oficial no Facebook, além de verificada, era a "jornalagorasp", e não "noticiasagoraportal", como aparece nas publicações checadas.
A peça publicitária enganosa usa ainda uma reportagem inventada do G1. O site do Grupo Globo não publicou texto sobre uma liquidação do estoque da Americanas. Ao clicar na publicação, o usuário é levado a um site que, apesar de simular a identidade visual do portal de notícias, tem o endereço "liquidatudoonline.com" e diz ser o portal "G95", que não existe.
G95. Página simula notícia do 'G1' para dizer que Americanas estaria oferecendo promoções para 'transformar seus produtos em dinheiro a fim de cobrir para da perda'
Se o usuário decide clicar no anúncio e comprar os produtos, ele é encaminhado a uma plataforma que emula a página do Mercado Pago. Mais uma vez, no entanto, o endereço é diferente do oficial. Além disso, não há no site qualquer certificado que garanta a segurança da compra. Em nota enviada aos Aos Fatos, o Mercado Pago afirmou que o site usou a marca de forma indevida e que iniciou uma apuração interna para "que as medidas cabíveis possam ser tomadas".
Pagamento. Aos Fatos criou email e CPFs falsos para forjar uma compra com entrega em São Paulo.
Aos Fatos entrou em contato com o site King-Ofertas, que aparece como criador do anúncio, para questionar sua relação com os posts enganosos no Facebook, mas não houve resposta até a publicação desta checagem. A reportagem também tentou entrar em contato com a Americanas, que não respondeu.
Falsa promoção. Para completar a suposta compra dos produtos, o site pede que o usuário informe nome, endereço completo, email e CPF. O pagamento pode, então, ser feito por meio de cartão de crédito ou Pix. Vale frisar que essas informações não devem ser informadas em sites pouco confiáveis.
Em todo o processo, o site usa artimanhas para sugerir que a promoção estaria prestes a expirar e, assim, instigar o usuário a se apressar para fornecer seus dados e completar a transação o mais rápido possível:
- Na página que simula o site do G1, dois produtos — uma televisão e uma geladeira — aparecem como esgotados;
- um cronômetro de oito minutos começa a contar no momento em que o usuário clica no anúncio, mas nada muda caso o prazo termine;
- a promoção informa que há "apenas 7 unidades em estoque", mas o código-fonte da página mostra que essa mensagem é estática (não importa quantas pessoas comprem o produto, a mensagem permanecerá a mesma).
Essa não é a primeira vez que o Aos Fatos desmente anúncios falsos. Em 2022, uma propaganda também simulou uma página do G1 para vender suplementos alimentares proibidos no Brasil. Já em 2021, publicações usaram a identidade visual do site do Fantástico, da Globo, para inventar que um suplemento que preveniria e curaria doenças oculares teria sido indicado pelo médico Drauzio Varella.
Referências:
1. CNN Brasil
Esta checagem foi atualizada às 18h05 do dia 27 de janeiro de 2023 para acrescentar a nota do Mercado Pago.