Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

EDP é a primeira empresa de energia no Cadastro Positivo

Segundo a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), as contas pagas em dia podem ajudar clientes a ter mais crédito

11 nov 2022 - 12h23
Compartilhar
Exibir comentários

A EDP, distribuidora de energia elétrica dos Estados de São Paulo e Espírito Santo, é a primeira empresa do setor elétrico do país a inserir os nomes dos clientes no Cadastro Positivo. Com a iniciativa pioneira, 21,5% dos clientes da concessionária que ainda não integravam esse cadastro passaram a ser visíveis no mercado de crédito. Esses clientes não constavam nas bases de dados enviadas anteriormente pelas instituições financeiras nacionais, fontes da primeira onda do Cadastro Positivo. 

Foto: DINO / DINO

Essa inclusão no Cadastro Positivo permite que os clientes adimplentes tenham novas possibilidades de compras e sejam vistos pelo sistema de crédito do país. A EDP está em conformidade com a Lei do Cadastro Positivo e compartilha com os birôs de crédito o histórico de pagamento dos clientes. 

Para Wagner Ferreira, Diretor Institucional e Jurídico da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), a inclusão desses consumidores no sistema de crédito a partir do cadastro positivo beneficia toda a sociedade e gera prosperidade para a vida das pessoas e negócios, favorecendo principalmente a população que não está no olhar das instituições de crédito do país. O consumidor de energia passa a ter um vínculo fundamental da sua cidadania a partir da sua relação com a distribuidora de energia. O protagonismo da EDP no setor elétrico para atendimento do cadastro positivo é a certeza de que milhares de consumidores passarão a ter mais um motivo para ter uma relação virtuosa com a sua distribuidora. 

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), entidade que representa os gestores do banco de dados do Cadastro Positivo, destaca o pioneirismo da EDP como fonte do Cadastro Positivo no setor de energia e sua função social de inclusão financeira.

O que é o Cadastro Positivo?

É a base de dados com informações relativas a crédito e obrigações financeiras quitadas ou em andamento, por pessoas físicas e jurídicas. Foi instituído por lei federal em 2011 e sofreu algumas alterações em 2019, tornando a inserção automática dos clientes adimplentes no Cadastro Positivo. 

Para que serve o Cadastro Positivo?

Esse cadastro reúne o histórico de crédito do consumidor e de empresas como financiamentos, cartões de crédito, empréstimos em bancos, comércio ou contas de telefone, luz e água. O Cadastro Positivo permite que o consumidor seja identificado como bom pagador - mesmo que ele não tenha renda comprovada - e consiga a possibilidade de novos créditos com menores juros nos empréstimos e financiamentos. Funciona desta forma: as empresas podem oferecer menos juros aos consumidores que pagam pontualmente suas contas. 

Desde julho de 2019, o modelo de adesão automática ao Cadastro Positivo favorece 22,1 milhões de pessoas. Esse número tende a aumentar com a entrada dos setores de energia, saneamento e gás.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade