Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

2º dia do Enem 2024 tem sufoco na reta final, questão sem resposta e perereca-assobiadora

Estudantes fizeram as provas de matemática e ciências da natureza neste domingo; gabarito oficial será divulgado dia 20 de novembro

10 nov 2024 - 21h12
(atualizado em 11/11/2024 às 05h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de estudantes participaram do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo, 10. Em 5 horas de duração, os candidatos foram submetidos às questões de matemática e ciências da natureza.

  • Confira gabarito extraoficial do primeiro e do segundo dia de provas do Enem 2024! 

O número de candidatos eliminados, o sufoco de estudantes na reta final do exame, uma questão de física sem resposta e a presença da perereca-assobiadora em uma das questões estão entre os destaques. Veja abaixo as principais notícias que envolvem a principal porta de acesso dos brasileiros ao Ensino Superior.

  • Abstenção

Balanço preliminar de participação
Balanço preliminar de participação
Foto: Reprodução/Youtube

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o segundo dia do Enem 2024 registrou 30,6% de abstenção, índice um pouco abaixo do percentual de candidatos inscritos que não se apresentaram para fazer as provas em 2023 (32%). Mas, como o habitual, o número de faltas nas provas finais foi maior do que no primeiro domingo, 3, quando a taxa de abstenção foi de 26,6%. 

O governo informou não ter sido registrada nenhuma intercorrência grave, mas relatou que 1.925 participantes foram eliminados por desrespeitarem as seguintes regras previstas no edital: 

  • - Portar equipamento eletrônico;
  • - Deixar o local de prova portando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação;
  • - Ausentar-se antes do horário permitido (15h30);
  • - Utilizar impressos;
  • - Registrar ou divulgar imagem da prova.

Foram registradas ainda 1.037 ocorrências e problemas logísticos, entre emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água.

  • Questão sem resposta

Uma questão do caderno de Ciências da Natureza, mais especificamente sobre Física, pode ser passível de anulação, segundo especialistas ouvidos pelo Terra. A questão corresponde aos número 124 no caderno verde, 129 no caderno azul, 102 no amarelo e 100 no cinza.

"Quando você calcula a potência da cafeteira com os dados do enunciado, a gente encontra um valor de 933 watts. Esse valor é acima da potência total fornecida pelo enunciado da cafeteira de 700 watts", afirmou Madson Molina, professor de física do Curso Anglo.

A professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo, explicou que houve um erro de formulação da pergunta: "É uma questão defeituosa, que deverá, provavelmente, ser anulada. O tempo calculado nas condições ideais do contexto supera os 3 minutos. Portanto, não dá uma resolução para o aluno".

  • Jogos Olímpicos, perereca-assobiadora e mais  

Entre muitos cálculos e muita interpretação de texto, as provas de matemática e ciências da natureza também abordaram questões mais populares como jogos olímpicos, pererecas-assobiadoras e vacina contra covid-19 e doenças como Zika e Chikungunya para tratar os conteúdos teóricos. 

  • Atrasos 

Mesmo sem chuva, diferentemente do primeiro dia de provas, teve quem não conseguiu chegar a tempo do fechamento dos portões. 

"Não pode cair uma chuva em São Paulo que acaba a luz em tudo quanto é canto", desabafou o estudante João Pedro, de 22 anos, que mora no bairro de Vila Guarani, Zona Sul de São Paulo. Por falta de energia no bairro em que mora, o jovem chegou atrasado.

Ele relatou ao Terra que colocou o celular para carregar e foi dormir. Como faltou energia, o celular não carregou e, com isso, o despertador também não tocou no horário programado. "Eu acordei 12h. Faltou luz e o celular não carregou", lamentou o estudante, que fez a inscrição no Enem para cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Por dois minutos, um grupo de 15 amigos de Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, também perdeu a prova ao chegar às 13h02 no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), na Zona Norte. Um dos integrantes, segundo o jornal o Globo, se atrasou para pegar o fretado que levou o grupo até o local do exame.

"Eu acordei no susto, desesperado e estava todo mundo só me esperando", diz Miguel Rocha, de 18 anos, que relatou ter acordado às 11h, uma hora depois do horário que o fretado estava programado para sair da região em que o grupo mora."Por minha causa todo mundo perdeu a prova. Eu acabei não só me prejudicando, mas prejudicando meus amigos também".

  • Sufoco na reta final 

Uma estudante passou sufoco pouco tempo antes de entrar para prova do Enem em uma escola da Zona Oeste de São Paulo. Bastante aflita, Victoria Anonika contou ao Terra que perdeu a caneta e teve que recorrer aos vendedores ambulantes. A jovem, que está no 3º ano do Ensino Médio e quer fazer Biomedicina, teve que pagar R$ 5 por uma caneta de tinta preta, que é a única aceita para realização do Enem. Em uma papelaria, o objeto custa menos que R$ 2. 

  •  Atenção aos prazos do Enem 2024

A reaplicação do Enem pode ser solicitada pelos candidatos que tiverem problemas logísticos, como a falta de energia, questões de desastres naturais, ou em casos de doenças infectocontagiosas, desde que comprovem com laudo médico.  O prazo para solicitar a reaplicação é de 11 a 15 de novembro.

O gabarito oficial do Enem 2024 só será divulgado no dia 20 de novembro. Vale lembrar, no entanto, que o gabarito não permite ao participante calcular sua nota. Isso porque o Inep utiliza um método diferente para o cálculo da nota, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que atribui pesos diferentes para cada questão do exame.

Já o resultado oficial do Enem 2024 está previsto para ser publicado em 13 de janeiro de 2025. Apenas os estudantes que concluíram o ensino médio poderão acessar as notas nesse dia. Os demais terão acesso às notas apenas em março.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade