Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Confira 5 cursos para quem gosta de escrever

Conheça 5 graduações ideais para quem adora transformar as ideias em textos!

8 set 2016 - 13h59
(atualizado às 14h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Exercitar a escrita desenvolve clareza de raciocínio, capacidade de comunicação e organização dos pensamentos.
Exercitar a escrita desenvolve clareza de raciocínio, capacidade de comunicação e organização dos pensamentos.
Foto: Guia da carreira

Exercitar a escrita desenvolve clareza de raciocínio, capacidade de comunicação e organização dos pensamentos.

Escrever bem e de forma correta é um grande diferencial na hora de conseguir um emprego ou se destacar na carreira. Uma comunicação clara e objetiva pode ser a chave para um bom relacionamento com colegas de trabalho, chefes e clientes.

Se você é daquelas pessoas que adoram escrever e não abrem mão desta prática, saiba que existem algumas profissões onde a escrita ocupa um lugar de destaque no dia a dia de trabalho.

Conheça 5 cursos para quem adora escrever!

1. Jornalismo

A profissão de jornalista está intimamente ligada ao ato de escrever. O principal objetivo desse profissional é transmitir notícias e informações relevantes através dos diferentes meios de comunicação (televisão, internet, rádio, material impresso, etc.).

Durante o curso, o aluno desenvolve a capacidade de se expressar oralmente e através de textos escritos. Para isto, a grade curricular desta graduação conta com diversas disciplinas obrigatórias sobre Língua Portuguesa e produção textual específica para cada tipo de mídia.

O trabalho de um jornalista envolve apurar fatos, buscar fontes confiáveis e transmitir informações corretas ao público. Um bom profissional sabe identificar o público alvo a que se destinam as notícias, e adequar a linguagem dos textos em cada caso.

2. Letras

O curso de Letras é dedicado à Língua Portuguesa, a idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas. Quem faz este curso mergulha em um estudo profundo sobre cada aspecto da linguagem: fonética, morfologia, sintaxe, semântica, etc.

O profissional formado em Letras pode desempenhar diversas atividades relacionadas à produção textual.

Se você gosta de expressar suas opiniões e ideias, ou simplesmente tem o dom para criar histórias, o curso de Letras o ajudará a escrever bem em diversos estilos literários.

3. Direito

O estudante de Direito precisa estudar a fundo as leis que regem nosso País. Depois de formado, atuará na mediação de conflitos entre as pessoas, com o objetivo de resolver os problemas de acordo com a legislação.

Cada disciplina do curso exige uma grande carga de leitura. Porém, é a capacidade de escrever bem e com clareza que vai destacar este profissional no mercado de trabalho. O tipo de texto que um advogado, promotor ou juiz precisa escrever segue uma linguagem bem específica.

Cabe ao profissional de Direito entender a situação de seu cliente e redigir petições, pareceres ou contratos que representem seus interesses.

Se você gosta de escrever textos com uma linguagem mais formal, o curso de Direito pode ser uma boa opção.

4. Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais capazes de comunicar ideias e divulgar marcas, produtos e serviços. O objetivo é criar campanhas e peças publicitárias que atinjam o público-alvo. Para isto, não basta ter a melhor imagem ou a música mais incrível, os textos ou diálogos da campanha precisam estar de acordo com a mensagem a ser transmitida.

Os profissionais de Publicidade e Propaganda precisam conhecer as regras e o funcionamento da Língua Portuguesa, mas o mais importante é serem criativos e originais para criarem textos impactantes e inesquecíveis.

5. Ciências Sociais

Quem escolhe o curso de Ciências Sociais estuda as origens e como se desenvolveram as sociedades e culturas atuais. O cientista social, como é chamado o profissional desta área, é um pesquisador dos costumes, hábitos e tipos de relações humanas. Ele estuda sobre os movimentos sociais e políticos, os rituais religiosos e os conflitos entre diferentes grupos sociais.

Grande parte de seu trabalho está relacionado com pesquisa de campo, análise de dados e elaboração de relatórios e projeções sobre o comportamento social.

É através da escrita que o cientista social apresenta os resultados de seu trabalho e expõe a realidade de determinado grupo social para empresários, políticos ou mesmo para a sociedade.

Onde estudar

Seja qual for o curso que você escolher, é importante estudar em uma universidade de boa qualidade e que seja credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Apenas os diplomas de cursos reconhecidos pelo MEC possuem validade.

Confira algumas universidades credenciadas que oferecem cursos para quem gosta de escrever:

Universidades Privadas:

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

-Universidade Estácio de Sá (UNESA)

-Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

-Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

Universidades Públicas:

-Universidade de Brasília (UNB)

-Universidade Federal de Roraima (UFRR)

-Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

-Universidade Federal do Piauí (UFPI)

-Universidade Federal de Uberlândia (UFU)   

Guia da carreira
Compartilhar
Seu Terra