5 dicas para se destacar no mercado de trabalho da Engenharia Mecânica
Assista ao vídeo com o engenheiro mecânico e mentor Daniel Lemos
O mercado de engenharia mecânica no Brasil está saturado, mas o engenheiro Daniel Lemos oferece dicas para atuar com flexibilidade e autonomia.
Há alguns anos, o mercado de engenharia mecânica no Brasil enfrenta uma situação curiosa: o país forma um número significativo desses profissionais, mas, depois de formados, eles encontram dificuldades para encontrar vagas de emprego e atuar na área. Foi justamente pensando nisso que o engenheiro mecânico Daniel Lemos decidiu usar todo seu conhecimento para ajudar seus colegas de profissão a atuarem com flexibilidade, autonomia e mesmo sem experiência nesse mercado tão competitivo.
“Nosso país precisa de engenheiros mecânicos, mas as empresas não comportam a grande quantidade que se forma todos os anos. O mercado está saturado e um claro indicativo disso é o tanto de engenheiros formados que nós vemos trabalhando em outras áreas. Como o número de vagas é muito menor do que o número de profissionais disponíveis, as empresas filtram ao máximo na hora de contratar, e acabam optando pelos profissionais mais experientes, dificultando a entrada de novos engenheiros no mercado”, analisa Lemos.
Não dependa somente da faculdade
"A faculdade é essencial e traz ótimos conhecimentos, mas para muitas coisas práticas do dia a dia da profissão o engenheiro mecânico vai precisar se empenhar por conta própria. Alguns exemplos são aprender a emitir laudos e se aprofundar nas normas da ABNT", diz ele.
Prepare-se para atuar como autônomo
"O mercado está saturado, com mais profissionais do que vagas nas empresas, por isso o engenheiro mecânico precisa aprender a identificar quem são seus potenciais clientes e vender seus serviços diretamente para eles."
Busque profissionais em quem se espelhar
Procure conhecer o caminho das pedras que outros engenheiros mecânicos de sucesso já trilharam para minimizar os erros.
Desenvolva o seu lado comercial
O mercado de engenharia mecânica atual exige muito mais do que somente o conhecimento técnico. A parte comercial é muito importante hoje em dia para lidar diretamente com o cliente.
Participe de eventos e comunidades da engenharia mecânica
"Eles são importantes para ficar por dentro de tudo que está acontecendo no mercado e também para o networking. Existem muitas opções atualmente, desde grandes eventos até grupos de WhatsApp, por exemplo."
Confira as dicas completas no vídeo de Daniel Lemos, engenheiro mecânico, mentor e fundador da empresa Engenhando Soluções, que presta serviços para grandes empresas da mecânica e atua em todo o Brasil.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.