6 sinais de que você passou na entrevista de emprego
Veja como descobrir se você causou uma boa impressão na entrevista de emprego e foi bem na disputa por uma vaga de trabalho!
Não é fácil saber se a gente passou ou não naquela concorrida entrevista de emprego. Você pode sair destruído da conversa e acabar conseguindo a vaga ou, pior, ficar cheio de esperança de que em breve irá começar um emprego novo e não ser selecionado.
De fato, não dá para saber com certeza se a vaga está garantida ou não. No entanto, é possível identificar alguns sinais que apontam se você pelo menos conquistou um lugar entre os candidatos preferidos.
E fazer bonito na entrevista de emprego não é nenhum bicho de sete cabeças. Com um pouco de técnica e treinamento é possível impressionar até o mais rigoroso dos entrevistadores.
Se você precisa de dicas para conhecer os sinais de que passou na entrevista de emprego, fique aqui com a gente: vamos contar como identificá-los e o que fazer para se sair bem nas próximas!
Como saber se você passou na entrevista de emprego
Como explica a Love Mondays, "grande parte dos recrutadores não demonstram ter gostado ou desgostado do candidato logo de cara".
E mesmo que tenham gostado, isso não é garantia de que você continua na disputa pela vaga.
O ideal, portanto, é fazer a si mesmo algumas perguntinhas depois da entrevista para ter alguma ideia se impressionou ou não o entrevistador - mais ou menos como checar o gabarito da prova do vestibular: certeza do resultado você não vai ter, mas pode obter uma boa noção do seu desempenho.
As perguntas são simples e você deve responder com sinceridade. Anote aí:
1. Praticamente só uma pessoa falou durante a entrevista?
Você falou o suficiente ou se comportou como se estivesse em um interrogatório?
Falar demais é um mau sinal. Falar de menos, também. Apenas responder roboticamente às perguntas do entrevistador, então, rende muitos pontos a menos.
A entrevista ideal acontece como uma conversa, em que ambas as partes conseguem falar o suficiente. Nunca é longa demais nem curta demais e se só uma das partes fala, tem algo de errado aí.
2. Foi para a entrevista sem conhecer bem a empresa?
Se antes da entrevista você estudou a empresa em detalhes, sabe o ramo de atuação e a posição dela no mercado, entendeu bem como funciona a cultura local, então já ganhou muitos pontos. Mesmo que não tenha precisado falar muito sobre o assunto, o entrevistador percebe quem tem ou não conhecimento sobre o futuro local de trabalho.
Uma dica de ouro da Love Mondays é: evite repetir tudo o que aprendeu para o recrutador, como se tivesse decorado a história da empresa. Vai soar forçado.
3. As pausas entre uma pergunta e outra te incomodaram?
Aqueles momentos de silêncio que parecem feitos de propósito pelo entrevistador são um teste para a sua ansiedade.
O que aconteceu entre uma pausa e outra? Você aceitou o silêncio ou precisou preencher o momento com alguma conversa?
A entrevista não é uma corrida contra o tempo. Mostrar-se centrado, paciente, rende pontos a mais.
Ah, e nunca, em hipótese alguma, interrompa o recrutador.
4. Você vendeu demais o seu peixe?
Durante a conversa, você falou de todos os seus pontos fortes, de todas as suas histórias de sucesso e do quanto você é a pessoa ideal para aquela vaga?
Sim? Bom, então você pode ter um problema. A dica em entrevistas é não se vender como a pessoa mais maravilhosa do mundo ou o candidato perfeito para a posição.
Falar sobre si mesmo é importante e necessário, mas é fundamental expor os fatos que comprovam sua experiência. Só dizer que é um excelente profissional, que é disputado por todas as empresas, que merece um salário milionário, não quer dizer absolutamente nada.
Marketing pessoal é bom, mas excesso de narcisismo pode ser perigoso. Fique ligado.
5. Durante a conversa, soltou alguma mentirinha?
Às vezes, para impressionar o entrevistador, tem candidato que solta aquela mentirinha inofensiva, que parece que não vai dar em nada.
Bom, não faça isso. Se você mentiu na entrevista para aumentar as chances de conseguir a vaga, pode ser desclassificado mais adiante.
É que muitas vezes, antes da contratação, as empresas fazem uma checagem para verificar as informações dadas pelos entrevistados. Se perceberem que foram enganadas, por menor que tenha sido a mentira, desclassificam os candidatos sem dó nem piedade.
A pior experiência que um recrutador pode ter na entrevista é perceber que a resposta foi manipulada.
Então, se você optou por falar a verdade durante toda a entrevista, passou informações nas quais você acredita e que demonstram quem você é, tem chances de continuar na disputa pela vaga.
6. Deu aquelas respostas prontas, feitas para impressionar?
Tem uma pergunta clássica das entrevistas que é: "Quais são os seus pontos fracos?". No intuito de impressionar o entrevistador, o candidato responde rapidamente: "Sou muito perfeccionista, não sei a hora de parar, sou muito comprometido, exigente, etc.".
Essa tentativa de manipular respostas tem um efeito terrível na entrevista. Na prática, o candidato está querendo convencer o entrevistador - um profissional treinado - de que ele é tão especial que até seus defeitos podem ser vistos como qualidades.
Fuja desse padrão. Não precisa impressionar o entrevistador em tudo. Às vezes, ser simples e honesto é o melhor caminho. Você pode, sem medo, contar um ponto fraco que identificou em sua carreira e contar o que está fazendo para melhorar. Pode revelar, por exemplo, que percebeu que o seu inglês não era muito bom e que foi fazer um curso para adquirir fluência no idioma - desde que seja verdade, claro!
Analise suas respostas e veja se você passou na entrevista de emprego
Agora vamos fazer uma análise simples para descobrir se você tem chances de conseguir aquela vaga:
-Se você respondeu SIM à maioria das perguntas, então suas chances de entrar num novo emprego são pequenas. A nossa dica é que você estude e pratique bastante antes da próxima entrevista. Impressionar o entrevistador pode ser mais fácil do que você imagina, mas exige, sobretudo, preparação, olhar atento e honestidade.
-Se você respondeu NÃOà maioria das questões, então suas chances de conseguir um novo emprego são grandes, pode acreditar!
Sobre a Love Mondays
A Love Mondays é a maior comunidade de carreiras do Brasil. Através de faixas salariais e avaliações sobre o ambiente de trabalho em mais de 75 mil empresas, apoia 1 milhão de profissionais a tomarem melhores decisões de carreira.
Veja também:
Como se recolocar no mercado de trabalho
Entrevista de emprego após os 40 anos
10 dicas para recolocação profissional