Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"A criação de Adão": entenda a obra de Michelangelo

A famosa cena de Deus dando vida ao ser humano faz parte de uma das maiores obras concebidas e executadas por um único homem

17 mar 2023 - 11h24
Compartilhar
Exibir comentários

Em 10 de maio de 1508 o pintor florentino Michelangelo Buonarroti (1475-1564) assinou, com o papa Júlio 2º, o contrato para a pintura do teto da Capela Sistina, no Palácio do Vaticano, em Roma. O artista aceitara o trabalho, que lhe consumiria quatro anos, depois de muita relutância, pois se considerava essencialmente um escultor, não um pintor.

Foto: Michelangelo/Wikimedia Commons / Guia do Estudante

O projeto monumental, do próprio Michelangelo, é uma das maiores obras artísticas concebidas e executadas por um único homem. Durante quatro anos, Michelangelo pintou um espaço equivalente a 900 metros quadrados, onde foram retratadas 343 figuras principais, fora os inúmeros personagens secundários de suas representações do Gênesis.

Em nove cenas, Michelangelo retrata episódios marcantes do Velho Testamento, como a criação do mundo e do homem, a descoberta do pecado, a expulsão do paraíso e o dilúvio universal. Na curva das paredes laterais, estão retratados sete profetas hebraicos e cinco sibilas (profetisas da mitologia grega) que previram a vinda de Cristo. Nos quatro cantos, o artista representou, ainda, outras passagens bíblicas, como a história de David e Golias.

"A Criação do Homem", também conhecido como "A Criação de Adão" é, sem dúvida, o mais famoso dos afrescos. Nela está Adão preso à terra, enquanto a figura de Deus, em forma humana, se precipita pelos céus para tocá-lo nos dedos. Sob a proteção do braço esquerdo de Deus, ainda por a nascer, está Eva.

Há registros de que a inspiração de Michelangelo para o quadro seria o hino latino Veni Criator Spiritus, no qual Deus devolve a coragem aos fracos apenas com o toque de seus dedos. "A Criação do Homem não mostra a criação física de Adão, mas a transmissão da centelha divina, a alma, obtendo, assim, uma dramática justaposição de Homem e de Deus que jamais foi obtida por nenhum outro artista", analisa o historiador da arte H. W. Janson.

A figura de Adão é uma bela representante de um dos nus masculinos clássicos de Michelangelo. A representação da anatomia masculina foi uma obsessão para o artista e era considerada o seu ideal de beleza, usada inclusive como molde para as figuras femininas. O modelo utilizado pelo pintor nessas representações é o Torso Belvedere, uma escultura do romano Apolônio que fazia parte da coleção pessoal do papa Júlio 2º. A admiração do artista pela obra era tanta que declarou: "É o trabalho de um homem que sabia mais que a natureza".

Antes de iniciar a pintura da superfície do teto, Michelangelo afixava seus esboços "desenhados em enormes folhas de papel em tamanho natural " sobre a camada ainda fresca de gesso. Os contornos das figuras eram, então, feitos com estiletes de ferro, o que deixa no gesso as linhas precisas para serem pintadas. O artista pincelava tudo rapidamente após o contorno, ainda sobre o gesso úmido, para que as tintas aderissem mais ao suporte.

Michelangelo pintava sempre em pé sobre um andaime. O esforço foi tamanho que, segundo conta o historiador da arte renascentista Giorgio Vasari, ele se queixava constantemente de que o trabalho o estava deixando corcunda e deformado. Seus olhos também saíram prejudicados depois de anos expostos aos respingos de tinta.

O próprio Michelangelo escreveu um poema satírico sobre seu desgaste na Capela Sistina. Alguns versos dão conta do efeito físico da obra sobre seu corpo: "Minha barriga empinada à força para perto do meu queixo/ Consigo sentir o fundo do meu cérebro/ Os rins já penetram em minha pança/ Minhas nádegas já são ancas, como contrapeso".

O teto foi finalizado em 31 de outubro de 1512, considerado imediatamente uma obra-prima suprema das artes pictóricas. Michelangelo tinha 37 anos e recebeu o título de maior artista de seu tempo.

A Criação de Adão / Michelangelo

Técnica - Afresco

Tamanho - 280 x 570 cm

Local - Capela Sistina, Cidade do Vaticano (Vaticano)

Esse texto faz parte do especial "100 Obras Essenciais da Pintura Mundial", publicado em 2008 pela revista Bravo!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade