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"A Rosa do Povo": resumo da obra de Carlos Drummond de Andrade

Síntese de seu tempo, o livro retoma o lirismo social dos anteriores e atesta a maturidade do poeta mineiro

7 out 2022 - 17h31
(atualizado às 19h07)
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Depois das primeiras incursões em uma poesia participante e social em Sentimento do Mundo (1940) e José (1942), o mineiro de Itabira do Mato Dentro, Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) atinge o nível mais bem-acabado dessa linhagem no livro seguinte, " A Rosa do Povo" (1945). Composta por 55 poemas, escritos entre 1943 e 1945, a obra desponta como a criação da maturidade do poeta.

A poesia de Drummond é marcadamente lírica: transforma a dimensão pessoal de sentimentos e memórias, como lembranças da família e da terra natal, em textos de interesse amplo. 
A poesia de Drummond é marcadamente lírica: transforma a dimensão pessoal de sentimentos e memórias, como lembranças da família e da terra natal, em textos de interesse amplo.
Foto: Reprodução/Reprodução / Guia do Estudante

No momento em que a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim, o nazi-fascismo deixava de imperar na Alemanha e na Itália e o Estado Novo de Getúlio Vargas fechava seu ciclo, a publicação do livro de Drummond surgia como um manifesto em que se denunciavam as crises de seu tempo e se anunciava um outro, amparado pela onda de esperança no socialismo soviético.

Ligado ao Partido Comunista Brasileiro (chegou a ser um dos editores da Tribuna de Imprensa, do PCB, a convite de Luís Carlos Prestes), o poeta elege a luta como força motriz de uma poesia que, até então, se nutria principalmente das idiossincrasias de uma existência centrada no eu.

Exceções feitas aos poemas O Mito e Caso do Vestido, "A Rosa do Povo" abstém-se de certos temas comuns na lírica drummondiana, como o amor e o cotidiano apreendido pelo humor. Outras temáticas predominam no livro - as que Drummond identificou na própria obra quando organizou uma antologia poética em 1962 - além do choque social: o indivíduo, a terra natal, a família, a própria poesia e os amigos.

Foi o lirismo social que tornou o livro tão bem-sucedido entre os leitores (veja abaixo trecho de Morte do Leiteiro). A palavra ganha, aqui, o poder de transformar o mundo, como se percebe em Nosso Tempo: "O poeta/ declina de toda responsabilidade/ na marcha do mundo capitalista/ e com suas palavras, intuições, símbolos e outras armas/ promete ajudar a destruí-lo/ como uma pedreira, uma floresta,/ um verme".

As considerações sobre o sentido da vida, presentes nas primeiras obras, encontram exemplos em poemas como Morte no Avião e A Flor e a Náusea.

Quanto ao tema da metalinguagem - a reflexão do poeta sobre a própria poesia -, os dois textos iniciais dão conta de um programa em que Drummond enuncia como se deve compor. Em Consideração sobre o Poema, canta a dívida para com outros autores: "[...]Furto a Vinicius/ sua mais límpida elegia. Bebo em Murilo./ Que Neruda me dê sua gravata/ chamejante. Me perco em Apollinaire. Adeus, Maiakóvski. São todos meus irmãos [...]".

Procura da Poesia aponta os caminhos equivocados do fazer poético: "Não faças versos sobre acontecimentos./ Não há criação nem morte perante a poesia./ Diante dela, a vida é um sol estático,/ não aquece nem ilumina./ As afinidades, os aniversários, os incidentes pessoais não contam./ [...] Nem me reveles teus sentimentos,/ que se prevalecem do equívoco e tentam a longa viagem./ O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia".

Segundo o crítico Otto Maria Carpeaux, Drummond se tornou o "poeta público" brasileiro. Soube magistralmente fundir o eu lírico e o objeto, transformando as mazelas do mundo em suas próprias. "A Rosa do Povo" refletiu sua época e cantou a esperança: desviou-se do mero panfletarismo com um dos mais altos níveis de lirismo da poesia brasileira.

Título: A Rosa do Povo

Autor: Carlos Drummond de Andrade

Morte do Leiteiro

(TRECHO)

Há pouco leite no país,

é preciso entregá-lo cedo.

Há muita sede no país,

é preciso entregá-lo cedo.

Há no país uma legenda,

que ladrão se mata com tiro.

Então o moço que é leiteiro

de madrugada com sua lata

sai correndo e distribuindo

leite bom para gente ruim.

Sua lata, suas garrafas,

e seus sapatos de borracha

vão dizendo aos homens no sono

que alguém acordou cedinho

e veio do último subúrbio

trazer o leite mais frio

e mais alvo da melhor vaca

para todos criarem força

na luta brava da cidade.

[...]

Meu leiteiro tão sutil

de passo maneiro e leve,

antes desliza que marcha.

É certo que algum rumor

sempre se faz [...]

E há sempre um senhor que acorda,

resmunga e torna a dormir.

Mas este acordou em pânico

(ladrões infestam o bairro),

não quis saber de mais nada.

O revólver da gaveta

saltou para sua mão.

Ladrão? Se pega com tiro.

Os tiros na madrugada

liquidaram meu leiteiro.

[...]

Da garrafa estilhaçada,

no ladrilho já sereno

escorre uma coisa espessa

que é leite, sangue... não sei.

Por entre objetos confusos,

mal redimidos da noite,

duas cores se procuram,

suavemente se tocam,

amorosamente se enlaçam,

formando um terceiro tom

a que chamamos aurora.

Esse texto faz parte do especial "100 Livros Essenciais da Literatura Brasileira", publicado em 2009 pela revista Bravo!

Guia do Estudante
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