Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aluno de escola privada vai direto para faculdade quase três vezes mais do que o da estadual

Estudantes de escolas federais também tiveram mais facilidade para ingressar no ensino superior logo após concluírem o ensino médio

4 out 2024 - 10h33
(atualizado às 12h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Estou devendo para a faculdade, posso ser proibido de fazer as provas? Saiba quais são seus direitos
Estou devendo para a faculdade, posso ser proibido de fazer as provas? Saiba quais são seus direitos
Foto: Unsplash

Os alunos que concluíram o ensino médio em escolas privadas foram direto para o ensino superior quase três vezes mais do que os estudantes que se formaram na rede pública, mostra o Censo da Educação Superior 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quinta-feira, 3.

Conforme os dados, 59% dos estudantes que se formaram em escolas privadas em 2022 iniciaram a faculdade no ano seguinte. Esse percentual, no entanto, cai para 21% para os alunos que concluíram o ensino médio em escolas estaduais. 

A rede federal, assim como o ensino médio articulado à educação profissional e tecnológica (EPT), também levam mais o estudante do ensino médio diretamente para o ensino superior. 

Segundo o Censo, 58% dos concluintes do ensino médio de escolas federais em 2022 foram para a universidade em 2023. Dos estudantes do ensino médio articulado com a educação profissional --de modo integrado ou concomitante--, 44% entraram em um curso de graduação logo após a formatura.

Ainda de acordo com o Censo, dos concluintes do ensino médio em 2022, 27% ingressaram na educação superior no ano passado. Essa é a primeira vez que a pesquisa apresentou uma análise sobre o acesso à educação superior logo após a conclusão da educação básica. 

Os dados ainda mostram um recorte por cor/raça: 37% dos alunos brancos entraram no ensino superior no ano seguinte em que se formaram no ensino médio. Para os amarelos, esse percentual é de 33%. Entre os pardos, o número cai para 20%. Pretos é de 17%, e indígenas, de 12%.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade