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Análise: Ministro alimenta ideia equivocada de que ensino superior é destinado a privilegiados

'Não se trata de contrapor educação superior à educação profissional. Ambas são importantes e complementares', diz integrante do Todos pela Educação. Milton Ribeiro disse que universidade deveria ser para poucos

10 ago 2021 - 18h59
(atualizado às 19h14)
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As declarações do ministro da Educação expõem mais uma vez equívocos da visão do governo sobre a educação brasileira - e, em particular, sobre o acesso ao ensino superior e à educação profissional. É preciso lembrar, em primeiro lugar, que o propósito da educação deve ser o desenvolvimento integral do cidadão, garantindo acesso às oportunidades em condições de igualdade para todos.

Não se trata de contrapor educação superior à educação profissional. Ambas são importantes e complementares. Aderir a uma visão reducionista do tema, tratando a universidade como um direito de poucos - como faz o ministro -, significa alimentar uma ideia equivocada de que, por origem, o ensino técnico está destinado às massas, e o ensino superior a alguns privilegiados.

Esse equívoco começa, infelizmente, na educação ba´sica, em que um terço dos jovens na~o consegue concluir o ensino médio - e quando o faz, é com baixíssimos resultados de aprendizagem. Considerando o recorte socioeconômico e racial, as disparidades são ainda maiores. Os números reafirmam o determinismo perverso da realidade brasileira, onde destinos são selados conforme o CEP, a cor da pele e a renda familiar.

Fachada do Ministério da Educação, em Brasília
Fachada do Ministério da Educação, em Brasília
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado / Estadão

Na prática, temos um atendimento baixo no ensino superior, quando comparado com países da OCDE, e ainda muito desigual, ainda que a Lei de Cotas e as políticas de permanência tenham contribuído muito para um sistema mais equitativo.

Na educação básica, ainda há muito a ser feito para melhorar essa situação. É fundamental investir na melhoria dos resultados educacionais, especialmente por meio de políticas voltadas para os grupos minorizados. Não há outro modo para garantir igualdade de condic¸o~es de acesso ao ensino superior, a` educac¸a~o profissional e, consequentemente, oportunidades plenas ao cidadão.

*É líder de Relações Governamentais no Todos Pela Educação

Estadão
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