Anote tudo para não precisar lembrar de nada: o paradoxo que está revolucionando a produtividade é baseado em lápis e papel
Se você não quer esquecer de nada, anote no seu caderno. E assim, você pode esquecer tranquilamente
É, no mínimo, curioso que, em meio ao avanço da inteligência artificial e da digitalização, a mais recente tendência em produtividade seja uma agenda japonesa para anotar tudo o que não queremos esquecer.
Por anos, foram desenvolvidos aplicativos de produtividade como Trello e Asana, que praticamente automatizam a organização das tarefas, auxiliados por calendários extremamente eficientes que permitem aproveitar ao máximo cada minuto do dia. No entanto, são tão eficazes que acabam deixando pouco ou nenhum tempo para a reflexão.
Talvez seja esse o motivo do recente movimento em direção ao que alguns já chamam de "produtividade analógica" e, em um formato híbrido entre o analógico e o digital, de "produtividade artesanal", onde cada pessoa constrói seu próprio sistema do zero.
Nesse tipo de "faça você mesmo" da produtividade, a versatilidade de aplicativos como Notion, Obsidian ou até mesmo o aplicativo de notas do celular é utilizada para criar um sistema personalizado. Às vezes, menos é mais.
Anote tudo para poder esquecer
Um dos principais objetivos de anotar o que é importante é, justamente, não esquecê-lo. Nesse sentido, estudos científicos apresentam dois lados da mesma moeda.
Por um lado, escrever reduz a carga mental e, consequentemente, ajuda a diminuir os níveis de estresse. Michelle Eskritt e Sierra Ma, da Mount St. Vincent University, no Canadá, conduziram um experimento com estudantes universitários jogando um jogo de cartas chamado "Pair", no qual é preciso ...
Matérias relacionadas
As tarifas já começam a cobrar seu preço — e o primeiro grande impacto foi no petróleo