Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anote tudo para não precisar lembrar de nada: o paradoxo que está revolucionando a produtividade é baseado em lápis e papel

Se você não quer esquecer de nada, anote no seu caderno. E assim, você pode esquecer tranquilamente

12 abr 2025 - 13h14
(atualizado em 14/4/2025 às 10h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

É, no mínimo, curioso que, em meio ao avanço da inteligência artificial e da digitalização, a mais recente tendência em produtividade seja uma agenda japonesa para anotar tudo o que não queremos esquecer.

Por anos, foram desenvolvidos aplicativos de produtividade como Trello e Asana, que praticamente automatizam a organização das tarefas, auxiliados por calendários extremamente eficientes que permitem aproveitar ao máximo cada minuto do dia. No entanto, são tão eficazes que acabam deixando pouco ou nenhum tempo para a reflexão.

Talvez seja esse o motivo do recente movimento em direção ao que alguns já chamam de "produtividade analógica" e, em um formato híbrido entre o analógico e o digital, de "produtividade artesanal", onde cada pessoa constrói seu próprio sistema do zero.

Nesse tipo de "faça você mesmo" da produtividade, a versatilidade de aplicativos como Notion, Obsidian ou até mesmo o aplicativo de notas do celular é utilizada para criar um sistema personalizado. Às vezes, menos é mais.

Anote tudo para poder esquecer

Um dos principais objetivos de anotar o que é importante é, justamente, não esquecê-lo. Nesse sentido, estudos científicos apresentam dois lados da mesma moeda.

Por um lado, escrever reduz a carga mental e, consequentemente, ajuda a diminuir os níveis de estresse. Michelle Eskritt e Sierra Ma, da Mount St. Vincent University, no Canadá, conduziram um experimento com estudantes universitários jogando um jogo de cartas chamado "Pair", no qual é preciso ...

Veja mais

Matérias relacionadas

As tarifas já começam a cobrar seu preço — e o primeiro grande impacto foi no petróleo

Um homem comprou uma placa para seu carro por 3 mil pesos: foi a primeira pedra do império que o tornou milionário

A ilha japonesa de Yonaguni era conhecida por sua beleza e por Bad Bunny; agora, é uma fortaleza militar

Acabamos de encontrar as salas de banho de uma mansão de Pompeia; uma amostra do luxo e do lado sombrio dos romanos

Poucos conhecem que esta série espacial de ficção científica e humor negro da HBO, as é uma das mais engraçadas que você pode assistir no Max

Xataka
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade