Aplicativo auxilia aprendizado de alunos com dificuldades para ler e escrever
Ferramenta está em fase de testes e deve chegar às escolas públicas ainda este ano para identificar necessidades desse público
Um aplicativo voltado para o ensino de alunos com dislexia está em fase de testes e deve chegar à educação pública ainda neste ano. O 'EduEdu Escola' está disponível para celulares e tables, e funciona como um recurso para ajudar o aprendizado de crianças com dificuldade para ler e escrever.
A ferramenta é desenvolvida pelo Instituto ABCD (iABCD), organização sem fins lucrativos, que convidou as secretarias de Educação do País para contribuírem nessa nova etapa.
"A participação no teste vai permitir o acesso a uma solução inovadora de recomposição da aprendizagem que vai colaborar para aprimorar o desempenho dos estudantes do ensino fundamental 1. Além disso, o Instituto ABCD poderá aprender com essa experiência e tornar a ferramenta ainda mais específica para as demandas identificadas", destacou Juliana Amorina, presidente do instituto, em entrevista ao site Exame.
As secretarias podem se inscrever até 10 de julho, em um formulário disponibilizado pelo iABCD. A seleção das escolas participantes deve ocorrer até o final deste mês. Já a aplicação dos testes do EduEdu Escola está programada para dezembro deste ano. Confira aqui o edital.
A participação no teste é voluntária e não implica em custos para as Secretarias de Educação. A versão que está sendo testada é uma extensão do EduEdu, aplicativo voltado para alfabetização e reforço escolar com mais de 2 milhões de downloads no Google Play Store. Ao utilizar o app, a criança começa fazendo uma breve avaliação, que identifica quais são suas principais dificuldades. A partir daí, o aplicativo gera centenas de atividades personalizadas para que ela aprenda de maneira dinâmica e divertida.