Após 9 anos de cursinho, estudante conquista vaga em Medicina e emociona a internet
“É o momento mais feliz da minha vida”, declara jovem de Jaú, no interior de SP, que foi aprovada no vestibular da UEL
Amanda Santos, de 26 anos, surpreendeu a web após revelar em um vídeo viral que tentava ingressar em uma faculdade de medicina há 9 anos. E agora, depois de passar quase uma década dedicada aos estudos em cursinhos pré-vestibulares, ela finalmente garantiu sua vaga no curso de Medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Natural de Jaú, no interior de São Paulo, Amanda chamou a atenção das redes sociais após compartilhar sua história. Durante os nove anos de preparação, ela enfrentou diversos desafios, incluindo dificuldades financeiras e o desgaste emocional causado pela pressão do vestibular. “Foram anos muito difíceis, mas eu sabia que precisava continuar. Era meu sonho e a única forma de mudar minha realidade”, disse a estudante.
Amanda contou com o apoio incondicional da mãe, que esteve ao seu lado em todos os momentos. Para complementar a renda da família, ela conciliava os estudos com trabalhos temporários. “Minha mãe sempre acreditou em mim e isso me deu forças para seguir em frente. Hoje, vejo que todo esforço valeu a pena”, comemorou.
Emocionada, descreveu o episódio como “o momento mais feliz da minha vida”. Sua conquista viralizou nas redes sociais, recebendo mensagens de apoio e admiração de milhares de pessoas.
O sonho de ingressar na carreira cresce cada vez mais no imaginário brasileiro, seja por remuneração ou afinidade com a área. Segundo dados da Fuvest, em 2025, o vestibular de medicina da USP teve 96,5 candidatos por vaga. O total de inscritos foi de 107.330 pessoas, incluindo 11.213 treineiros.