Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Astrônoma mais jovem do mundo, brasileira de 10 anos é prodígio e já detectou 44 asteróides

Nicole Semião sonha em desvendar mistérios do universo e quer ser engenheira aeroespacial

31 ago 2023 - 05h00
(atualizado às 07h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Nicole Semião, a astrônoma mais jovem do mundo, tem 10 anos de idade
Nicole Semião, a astrônoma mais jovem do mundo, tem 10 anos de idade
Foto: Arquivo pessoal

Nicole Semião, conhecida carinhosamente como "Nicolinha", é uma jovem prodígio que tem desbravado o campo da astronomia desde os primeiros anos de sua vida. Com apenas 10 anos de idade, ela já é reconhecida como a astrônoma amadora mais jovem do mundo e tem ganhado destaque internacional por suas contribuições na área.

Nicole nasceu em Maceió, Alagoas, e atualmente mora no Ceará. Ela está no 5º ano do ensino fundamental. O interesse pela astronomia começou cedo, mas foi aos 6 anos de idade que ela iniciou seus estudos mais aprofundados no campo que sempre a fascinou. A curiosidade sobre os astros e o universo a levou a se envolver em pesquisas relacionados à astronomia.

Nicole conta que o interesse surgiu quando ela tinha apenas 2 anos de idade. No início, os pais não entendiam seu amor pelas estrelas. Determinada a mostrar que levava a sério o assunto, Nicole fez um pedido inusitado.

"Com dois anos de idade eu já olhava para o céu, para as estrelas, e eu sempre me encantei por esse assunto desde cedo. Eu pedia para os meus pais uma estrela do céu, mas eles não entendiam o que era, e compravam estrelas de brinquedo para mim. E eu dizia: 'Não, eu não quero essa, eu quero aquela lá do céu'", diz Nicolinha sobre o início de sua paixão.

"Aos 4 anos, eu troquei todas as minhas festas de aniversário por um telescópio, que eu ganhei só com 7 anos de idade. Com 6 anos eu participei do meu primeiro curso de iniciação à astronomia no Centro de Estudos Astrônomicos de Alagoas, e com 7 anos eu ganhei meu telescópio. De lá para cá, não parei mais", completa.

Nicole Semião pediu telescópio para os pais com 4 anos de idade
Nicole Semião pediu telescópio para os pais com 4 anos de idade
Foto: Arquivo pessoal

No início os pais de Nicole pensaram que tratava-se de uma fase, e que logo o interesse iria passar. Quando Nicole pediu para trocar suas festas de aniversário por um telescópio, o interesse na astronomia passou a ser levado mais a sério.

Desde então, o apoio da família é constante. Tanto que, para que a filha seguisse com os estudos em uma escola com alto índice de aprovação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), eles se mudaram de estado, para o Ceará.

"Quando ela recebeu a bolsa de estudos, eu precisei me desfazer de tudo para poder vir para Fortaleza. Hoje eu trabalho integralmente para ela, brinco que sou mãe e funcionária dela", diz a mãe.

Prodígio

Zilma Janacá Semião, a mãe de Nicolinha, diz que a filha passou a ser considerada a astrônoma mais jovem do Brasil quando realizou o primeiro curso na área, aos 6 anos de idade. No mundo, o reconhecimento veio após Nicole participar da cerimônia do Global Child Prodigy Awards 2022 ao lado de outras 100 crianças prodígio ao redor do mundo. O evento aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes, e ela foi a única brasileira presente.

Nicole Semião foi premiada em Dubai pelo "Global Child Prodigy Awards"
Nicole Semião foi premiada em Dubai pelo "Global Child Prodigy Awards"
Foto: Arquivo pessoal

Nicole também é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia, em 2020 e 2021, e já detectou asteroides em desafios de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Nasa, a agência espacial norte-americana. Ela recebeu uma medalha de honra pela detecção de 31 asteroides, selo de qualidade de conteúdo da Sociedade Brasileira de Astronomia, entre outros prêmios.

Até a última sexta-feira, 25, foram 44 asteroides detectados por Nicole. A família ainda espera uma confirmação que pode elevar o número ainda mais na próxima semana.

A jovem astrônoma também conquistou reconhecimento internacional, sendo considerada a astrônoma amadora mais jovem do mundo. Seus esforços e paixão pelo estudo dos astros a levaram a ser mencionada em jornais, revistas e sites de diversos países, incluindo Índia, China, Japão e Inglaterra. Seu comprometimento com a ciência a destacou como uma inspiração para crianças e adultos em todo o mundo.

Inspiração para outros

Nicole não apenas explora o universo como uma curiosa aprendiz, mas também compartilha seu conhecimento e inspira outros. Ela está envolvida em projetos sociais, como o "Telescópio nas Praças" e o "Clube de Ciências", que buscam proporcionar oportunidades para outras crianças explorarem o mundo da astronomia.

Nicole Semião, a astrônoma mais jovem do mundo, tem 10 anos de idade
Nicole Semião, a astrônoma mais jovem do mundo, tem 10 anos de idade
Foto: Arquivo pessoal

Zilma é a responsável por administrar os projetos sociais. "Hoje eu coordeno o nosso projeto social, a gente tem um compromisso de gerar oportunidades para outras crianças, para que elas não tenham as mesmas dificuldades que ela teve quando iniciou", afirma a mãe.

Dedicada também aos estudos, Nicole diz que vive como qualquer outra criança, frequenta a escola, estuda, brinca, e no tempo livre, se dedica à astronomia.

Quando crescer, Nicolinha quer ser engenheira aeroespacial, e pretende trabalhar construindo foguetes e ajudando a criar novas tecnologias para a exploração do espaço. Tudo isso sem deixar de estudar astronomia, é claro.

Para quem, assim como ela, deseja se dedicar à astronomia, ela diz que com esforço, tudo é possível. "Nunca desistam e estudem para conseguir alcançar seus sonhos", recomenda.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade