Brasil é o país com maior número de advogados por habitantes do mundo
São 1,3 milhão de pessoas exercendo a profissão por aqui, e a qualidade da formação na área preocupa a OAB
No Brasil, existe um advogado para cada 164 habitantes - e isso nos torna o país com a maior proporção destes profissionais em todo o mundo. A informação foi revelada em um estudo da OAB, a Ordem dos Advogados Brasileiros, que considerou dados da International Bar Association (IBA) para estabelecer uma comparação com outros países. De acordo com a organização, o aumento na oferta de cursos de Direito pode ser uma explicação para o boom de advogados brasileiros.
Cerca de 1,3 milhão de pessoas exercem a profissão regularmente no Brasil. Isso significa que elas não apenas se graduaram no curso de Direito, como também passaram na prova da OAB, exame obrigatório para advogar. Na prática, o Brasil tem a mesma quantidade de advogados que os Estados Unidos, mas a diferença está na proporção: por lá, são cerca de 253 habitantes para cada profissional.
+ 5 coisas que você precisa saber sobre o curso de Direito
O mesmo se aplica na comparação com alguns outros países. A Índia, por exemplo, tem ainda mais advogados que o Brasil, totalizando mais de 2 milhões. Proporcionalmente, no entanto, tem um advogado para cada 700 habitantes.
Confira os países com mais advogados por habitantes no mundo:
Brasil: 1 a cada 164
Estados Unidos: 1 a cada 253
Argentina: 1 a cada 365
Reino Unido: 1 a cada 471
Portugal: 1 a cada 625
Índia: 1 a cada 700
+ Quais são as áreas com emprego sobrando no Brasil?
Aumento na oferta de cursos de Direito preocupa
De acordo com a OAB, uma das explicações para a grande proporção de advogados por habitante no Brasil é o crescimento da oferta de cursos de Direito ao longo das últimas décadas. Entre 1995 e 2023, para se ter uma dimensão, o aumento foi de 706%.
Já a procura pelo curso está muito associada ao prestígio histórico da área, mas também à busca pela estabilidade que os concursos públicos oferecem.
"Em um país de muitas incertezas políticas e econômicas, é cada vez maior o número de brasileiros que buscam nos concursos públicos a tão sonhada estabilidade e, normalmente, os concursos públicos com melhor remuneração são da área jurídica", explica Claudinor Roberto Barbiero, presidente da comissão especial de ensino jurídico da OAB de São Paulo, em entrevista à BBC Brasil.
O número cada vez maior de advogados atuando no país, no entanto, gera preocupação, principalmente quanto à qualidade da formação destes profissionais. Apenas 11% dos 1.896 cursos de Direito avaliados pela OAB em 2022 foram considerados de boa qualidade.