Brasileira de 10 anos expõe obras no Museu do Louvre, em Paris
Carioca Sophia Helena foi escolhida para participar do Salão Internacional de Arte Contemporânea
A jovem artista carioca Sophia Helena, de apenas 10 anos, moradora de Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro, está tendo suas obras de arte expostas no Museu do Louvre, em Paris, o museu mais famoso do mundo. A história dela foi exibida em reportagem do telejornal RJ2, da TV Globo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Sophia foi escolhida para participar do Salão Internacional de Arte Contemporânea – Carrousel Du Louvre, levando três de suas pinturas inéditas para serem exibidas ao público nos dias 19 e 20 de outubro. A talentosa pintora mirim chegou à capital francesa na última quarta-feira, 16 e, na sexta-feira, 18, visitou o Louvre para conhecer o espaço da exposição e participar da cerimônia de abertura.
"Foi bem corrido. Eu tive que pintar domingo, finais de semana e essas foram as últimas telas que eu pintei. Eu pintei em dois meses todas essas telas pra eu poder selecionar", disse Sophia sobre o intenso processo de criação de suas obras.
Em março deste ano, o telejornal RJ2 já havia contado a história de Sophia, que foi selecionada para o evento internacional em dezembro de 2023. Inicialmente, duas de suas obras seriam escolhidas para a exposição, mas ao final, três pinturas foram selecionadas: "Fundo do Mar", "A Senhorita" e "Beautiful".
A mãe de Sophia, Daniele Moreira, explicou que, apesar da correria, sua filha não se abalou. "Ela é muito tranquila. Ela gosta disso, ela gosta de desenhar, ela gosta de pintar, fica 3h no ateliê pintando", relatou. Embora Sophia tenha tido menos tempo para brincar com os amigos durante a produção das telas, ela nunca demonstrou estar cansada.
O talento precoce de Sophia foi notado aos 6 anos na Escola Adventista de Jacarepaguá, onde sua professora Débora incentivou a mãe da menina a buscar um curso de desenho, reconhecendo seu dom. Desde então, Sophia tem se dedicado à pintura, resultando agora em sua estreia em um dos museus mais renomados do mundo.
“Eu lembro que eu gostava muito de desenhar e eu fazia vários desenhos no meio da aula, e ela chegou pra minha mãe e perguntou se eu poderia fazer algum curso porque desde lá eu já amava desenhar e foi aprofundando aquilo", contou Sophia.