Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como fazer networking em 2024 e encontrar as pessoas certas para sua carreira

Especialista diz que a nova forma de criar redes de contato envolve métodos tradicionais e ferramentas online

1 jan 2024 - 17h10
(atualizado às 20h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Funcionários de uma empresa de tecnologia realizando networking no café da manhã.
Funcionários de uma empresa de tecnologia realizando networking no café da manhã.
Foto: Foto: Istock

Antes da covid-19, a forma mais tradicional de fazer networking (rede de contatos) era frequentar eventos da sua área de atuação. O clássico método não desapareceu. Pelo contrário, ainda existe e vale a pena. Mas o contexto pandêmico deu espaço para outras maneiras de se conectar com as pessoas e criar relações profissionais duradouras.

Para saber os detalhes da nova cara do networking em 2024 e descobrir como fazer conexões que realmente importam e trazem resultados, o Estadão conversou com Paula Boarin, especialista em carreira e autora da obra: "O livro secreto da carreira: Aquilo que não te contaram, mas você deveria saber".

Não existe um jeito único de fazer networking

Você deve estar se perguntando se networking ainda interessa diante de um cenário tecnológico em que uma pessoa conhece outra em questão de segundos independentemente de onde esteja. Fato é que as relações mudaram nos últimos anos, mas ainda é necessário criar conexões honestas.

A diferença é que não existe um jeito certo. É preciso investigar o que funciona para cada profissional.

Pessoas introvertidas talvez se sintam mais à vontade conversando na internet ou tendo algum amigo como intermediário do papo. Outras vão preferir eventos presenciais.

"Vale entender que networking implica em troca, e que a melhor forma de começar é dando algo. Gosto de falar que networking é poupança: para sacar é preciso depositar", orienta Paula Boarin.

Comece oferecendo algo para que a conexão seja mais eficiente. Por exemplo, você trabalha em uma startup de tecnologia e quer conversar com determinado profissional da área. Experimente convidar a pessoa para uma palestra na corporação. Depois, fica maior a chance de apresentar um projeto e aquela pessoa ter um interesse genuíno nele.

O que não pode ser esquecido: evite fazer algum pedido logo no primeiro contato.

Seja útil e se faça presente

Muitas pessoas ficaram exaustas de lives, reuniões e encontros on-line. No entanto, é inegável o impacto do relacionamento virtual. A recomendação é aproveitar o potencial das redes sociais.

Caso as empresas disponham de ferramentas de comunicação, também é uma opção. Algumas alternativas: Slack e Teams.

Rituais de socialização para incorporar na rotina:

  • Dar parabéns personalizado aos aniversariantes
  • Valorizar o colega promovido (responder àquele e-mail que é enviado por parte da empresa e que a maioria ignora)
  • Compartilhar conteúdos úteis, chamar para uma reunião de troca, um café virtual, participar dos eventos online com a intenção de interagir

"Fazer-se útil, entregar algo importante, saber chegar, desenvolver um papo, construir uma ponte. Muitas pessoas esquecem disso", afirma a especialista.

Não deixe de praticar

Na visão de Paula Boarin, muitos profissionais ainda ignoram a importância de incluir o networking na agenda. Para virar a chave, é sugerido entender o networking como parte do trabalho.

Vale sair da zona de conforto e testar ir a eventos e comunidades que, até então, não faziam parte do círculo profissional.

"A principal mudança que percebo nos perfis mais atentos é que esses profissionais entendem que networking faz parte do trabalho". Ela diz que deve sempre haver um momento de interação - seja online ou presencial - e o tradicional cafezinho.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade