Concurso Nacional Unificado: governo estuda reduzir para 3 meses prazo para nomeação de aprovados
Ideia tem sido discutida. Atualmente, a média do tempo de espera é de até um ano e meio
O governo federal tem estudado diminuir o prazo para nomeação dos aprovados em concurso público federal.
A ideia, que tem sido debatida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos durante os preparativos para o Concurso Nacional Unificado, é reduzir o prazo para três meses, caso a nova forma de seleção se estabeleça no Brasil.
“É possível reduzir o tempo de contratação de um servidor de um ano e meio, que é o tempo que se leva hoje, respeitadas todas as etapas para se contratar, para três meses. Isso se conseguirmos institucionalizar um formato no qual provas periódicas de caráter nacional e unificado possam ser feitas”, afirmou o secretário do MGI, José Celso Cardoso, durante um seminário em novembro deste ano.
O “Enem dos concursos”, como ficou conhecido, oferecerá 6.640 vagas divididas entre as 21 instituições públicas. De acordo com o cronograma, as provas devem ser aplicadas em março de 2024.
De acordo com o governo, as provas acontecerão de forma simultânea em 180 municípios, igual ao Enem. A lista completa foi divulgada em 29 de dezembro. O resultado deve sair em maio e a posse até agosto do ano que vem. Porém, o edital com a confirmação dessas informações só será publicado no dia 20 de dezembro.