Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Enem dos Concursos': o que fazer após o adiamento das provas?

Concurso Nacional Unificado foi adiado nesta sexta-feira, 3, devido às chuvas no Rio Grande do Sul

3 mai 2024 - 19h42
(atualizado às 23h03)
Compartilhar
Exibir comentários
“Enem dos Concursos” foi adiado nesta sexta-feira, 3, devido às chuvas no Rio Grande do Sul
“Enem dos Concursos” foi adiado nesta sexta-feira, 3, devido às chuvas no Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução/Getty Images

O Concurso Nacional Unificado, previsto para este domingo, 5, foi adiado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. De acordo com o anúncio feito nesta sexta-feira, 3, a decisão foi tomada diante da situação de calamidade do Rio Grande Sul

Porém, com o adiamento, qual é o próximo passo para os 2,14 milhões de inscritos, sendo cerca de 80 mil no Rio Grande do Sul, que aguardavam para participar do concurso?

Ceres Rabelo, advogada e professora de cursos para concursos, acredita que tanto professores quanto estudantes que vinham se preparando para as provas compreendem a gravidade que estimulou a decisão. No entanto, segundo ela, a melhor medida no momento é guardar os comprovantes de gastos relacionados às provas.

“E agora, professora, o que é que a gente faz? Vamos guardar os comprovantes dos gastos que vocês tiveram. Muitas pessoas já chegaram aos locais de prova, pessoas que foram fazer em outras capitais, outras cidades e [...] já gastaram com avião, gastaram com hospedagem, gastaram com transporte, com alimentação. É imperioso que todos os comprovantes sejam guardados”, explica a profissional ao Terra.

De acordo com ela, o ato é para, caso seja oferecida essa opção, seja possível pedir um estorno dos valores gastos. Segundo o MGI, há duas possibilidades de devolução do valor pago pela taxa de inscrição: caso a falta de energia elétrica prejudique a visibilidade por ausência de luz natural e desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local onde as provas seriam realizadas. 

E o passo seguinte é voltar a estudar. Ao jornal Folha de S.Paulo, a professora do Gran Cursos Fernanda Feitosa diz temer que os estudantes acabem relaxando e percam o preparo por descuido. 

“Um adiantamento significa mais tempo de preparo ou uma possibilidade de corrigir a rota. Temos relatos em que um adiantamento ou uma reaplicação de certames significou um divisor de águas para a aprovação. Mas exige inteligência emocional dos alunos", afirma.

Ainda não foi definida uma nova data para a realização das provas. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade