'Enem dos Concursos': O que pode e o que não pode no dia da prova?
Concurso Nacional Unificado será aplicado neste domingo, 18, simultaneamente em mais de 200 cidades
O Concurso Nacional Unificado (CNU), o 'Enem dos Concursos', está chegando. Após ter sido adiado dois dias antes da aplicação das provas, devido aos temporais no Rio Grande do Sul em maio, o exame será aplicado neste domingo, 18.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Considerado o maior concurso público já realizado, o 'Enem dos Concursos' oferece mais de 6 mil vagas em 21 órgãos federais brasileiros. Mais de 2 milhões de pessoas devem fazer a prova.
Com a data se aproximando, é importante lembrar algumas regras para se manter na busca por uma vaga pública. Veja a seguir o que pode e o que não pode no dia da prova.
- Cartão de confirmação de inscrição:
Comece o dia imprimindo o seu cartão de confirmação de inscrição. Nela, tem as informações do seu local de prova e os horários. Não é algo obrigatório, mas é recomendável levá-lo. A partir dele, você pode verificar tudo e se programar. Lembre-se que, aos domingos, em algumas cidades o transporte público funciona em horários diferentes. Se organize para não se atrasar.
- Documentos pessoais:
Você deverá apresentar um documento de identificação com foto no dia da prova, de acordo com o que foi estabelecido no edital.
O que não levar: Nnão serão aceitos, em hipótese alguma, cópias de documentos, mesmo que sejam autenticadas. Capturas de tela, em caso de documentos digitais, não serão aceitos.
Também não será permitido a apresentação de:
- Certidões de nascimento;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Título do eleitor (impresso ou sem foto);
- Carteiras de motorista (modelo sem foto);
- Carteiras de estudante;
- Carteiras funcionais sem valor de identidade;
- RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena);
- Documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
No caso de documentos digitais, de acordo com o Manual do Candidato, você deverá acessar o aplicativo no momento da identificação, que acontecerá na entrada da sala. Evite sustos e baixe o aplicativo antecipadamente. Lembre-se de levar o celular com a bateria carregada, para evitar imprevistos. Ele pode ser acessado mesmo sem internet.
- Caneta preta transparente:
Tenha em mãos uma caneta preta de material transparente para utilizar no dia das provas. Não será fornecido material em sala. Na dúvida, leve uma reserva.
O que não levar: Só será permitido como material canetas da cor preta. Caneta azul, colorida, lápis, borrachas e outros materiais não serão permitidos.
- Roupas confortáveis:
Embora para algumas pessoas possa parecer óbvio, é sempre importante frisar o conforto. É muito tempo de prova, então, o recomendado é usar roupas adequadas para a ocasião, sem deixar de lado o conforto.
O que não levar: É proibido o uso de acessórios, como boné, chapéu, gorro, óculos escuro ou similares durante as provas. Acessórios eletrônicos, como fones de ouvido e protetores auriculares, também estão na lista.
Celulares e relógios deverão ser guardados nos envelopes porta-objetos, que serão fornecidos pelos fiscais de sala. Lembre-se de desligá-los e desativar qualquer alarme, para que não toque durante as provas.
- Lanches e água:
Em caso de lanche, as embalagens dos alimentos devem ser lacradas e as garrafas de água devem ser transparentes e sem rótulo.
Cronograma
A prova acontece em dois horários. De acordo com a programação da manhã, os portões vão abrir às 7h30 e fechar às 8h30. A aplicação começa às 9h e termina às 11h30. Haverá uma pausa para o almoço e os portões voltarão a abrir às 13h, para a prova vespertina.
À tarde, os portões serão fechados às 14h, com início da segunda etapa de prova previsto para as 14h30. O término está previsto para as 18h.
Os candidatos deverão permanecer no local da prova por no mínimo duas horas, em ambos os turnos. Ou seja, a saída será permitida a partir das 11h (turno manhã) e das 16h30 (turno tarde).