'Enem dos Concursos': quais temas a banca examinadora costuma abordar
Conhecida por valorizar interpretação de texto, Cesgranrio é a responsável pelo CNU
No próximo domingo, acontece o Concurso Nacional Unificado (CNU) com 2,14 milhões de inscritos disputando 6.640 vagas. Os temas abordados na prova serão diversidade e inclusão na sociedade, ética e integridade, políticas públicas, finanças públicas, administração pública federal e nível intermediário.
As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), também chamado de 'Enem dos Concursos', acontecem no próximo domingo, 5. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, ao todo, são 2,14 milhões de inscritos disputando 6.640 vagas, divididas em oito blocos temáticos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Faltando menos de dois dias, ainda dá tempo de passar o olho no conteúdo e revisar o que foi aprendido até aqui. Também pode ajudar lembrar como a Fundação Cesgranrio, banca responsável pelo CNU, costuma cobrar os conteúdos.
A instituição já está no mercado de concursos públicos há mais de 40 anos, com portfólio que inclui certames nacionais e regionais, em especial na área da educação. Segundo informações de O Globo, concurseiros consideram as provas da Cesgranrio com nível médio de complexidade.
Por outro lado, levantamento do jornal aponta que os temas abordados nas provas variam conforme o cargo, mas devem se assemelhar em todos os blocos temáticos.
Temas para provas de nível superior
- Diversidade e inclusão na sociedade
Trata de pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes. Ao jornal O Globo, a professora de Direitos Humanos do Direção Concursos, Marianna Zacharias, sugeriu o estudo dos conceitos fundamentais e básicos da diversidade, inclusão e dos diferentes grupos vulneráveis.
- Ética e integridade
Com base no Decreto 1.171/94, no documento 'Princípios e valores éticos do serviço público' e na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011). É necessário que o candidato entenda bem os pontos que diferenciam a ética e a moral.
- Políticas públicas
Entram processos de decisão, monitoramento e avaliação, além da gestão de projetos. O ideal é compreender todas as etapas de políticas públicas.
- Finanças públicas
O estudante pode estudar bastante a estrutura de receitas e despesas do Estado brasileiro, além do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.
- Administração pública federal
Os candidatos podem estudar sobre a lei federal n° 8.112 do regime jurídico dos servidores, além do Regime Jurídico Único e dos Agentes Públicos.
Temas para provas de nível médio
Já para os candidatos que estão no nível médio, é interessante estudar sobre a realidade brasileira, o que envolve políticas públicas, direitos humanos, diversidade, inclusão e meio ambiente, de acordo com Gabriel Henrique Pinto, professor da Central de Concursos. Outro ponto recomendado é dedicar-se à redação.
'Enem dos Concursos'
De acordo com o cronograma, os portões fecham às 8h30 e a prova começa às 9h, pela manhã. Já à tarde, o fechamento dos portões será às 14h, com início da avaliação previsto para as 14h30. O tempo mínimo de permanência nos dois casos é de duas horas. Se o candidato sair antes, será desclassificado.
O candidato deverá levar o cartão de confirmação de inscrição, que poderá ser impresso, e o documento de identidade original com foto. Não serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas. Está autorizada a apresentação dos documentos digitais, com foto e assinatura, desde que por meio dos aplicativos oficiais e acessados no momento da identificação na entrada da sala de aula.
Nenhum candidato poderá entrar com o aparelho celular, que deverá ser desligado e guardado em um envelope lacrado. Confira outras dúvidas sobre a realização do 'Enem dos Concursos'.