PUBLICIDADE

Jornalistas discutem ao vivo na GloboNews: ‘Eu não posso falar?’

Desentendimento aconteceu enquanto ambos comentavam sobre as eleições legislativas na França

2 jul 2024 - 16h20
(atualizado às 17h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Desentendimento aconteceu enquanto ambos comentavam sobre as eleições legislativas na França
Desentendimento aconteceu enquanto ambos comentavam sobre as eleições legislativas na França
Foto: Reprodução/GloboNews

Rolou climão durante a edição do Em Pauta, programa da GloboNews, na segunda-feira, 1º, entre os jornalistas Guga Chacra e Demétrio Magnoli. As imagens do momento estão circulando nas redes sociais (veja abaixo). O desentendimento aconteceu quando a bancada jornalística, composta por profissionais que estão no Brasil e em outros lugares do mundo, comentava sobre as eleições legislativas na França. No país, um partido de extrema-direita, representado por Marine Le Pen, tem avançado na disputa

Durante as argumentações, Chacra disse que Magnoli estava rejeitando o “rótulo de extrema-direita” de Marine e normalizando as ideias preconceituosas da candidata. “Eu já desisti de entrar nessa questão da extrema-direita. Ela é extrema-direita. Eu prefiro ficar com o Le Monde, com a The Economist, New York Times, Washington Post, com quase toda a imprensa mundial. Porque eu tenho orgulho de ser jornalista, cientista político, enfim”, apontou Chacra, impaciente. 

“Eu sempre digo nessa linha porque ela é descrita, inclusive, na França. Normalizar uma islamofóbica, xenófoba e racista contra árabes é muito grave. A direita tradicional não prega essas coisas. A direita tradicional é o conservadorismo tradicional e não um discurso de ódio”, pontuou Chacra. 

O apresentador pediu para que Magnoli trouxesse a sua réplica, que apontou que havia duas formas de se posicionar sobre o assunto. A primeira era demonstrar “indignação moral” e a segunda, explicar para as pessoas o que está acontecendo. “Indignação moral é colocar rótulo”, disse. 

Porém, antes que pudesse concluir, ele foi interrompido por Chacra. “Estão normalizando a extrema-direita. Isso que é o que está acontecendo, Demétrio”. Magnoli disse, então, que estava respondendo e tentando continuar, mas foi cortado novamente por Chacra, que estava exaltado.

“Mas você corta a Flávia [Oliveira] o tempo todo. Eu não posso falar?”, retrucou Chacra, deixando Demétrio impaciente. Ambos foram interrompidos pelo apresentador, que intercedeu pela conclusão da fala de Magnoli. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade