Ler e escrever: como desenvolver as competências do momento no mundo corporativo
Habilidades de comunicação estão entre as mais requisitadas no mercado de trabalho
Em meio a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é imprescindível se destacar entre os outros candidatos, tanto para conquistar uma vaga de emprego quanto para evoluir na carreira profissional. Competências como a escrita e a leitura, por exemplo, estão entre as habilidades mais requisitadas e valorizadas no mundo corporativo, conforme pesquisa recente do Fórum Econômico Mundial.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a especialista em recursos humanos Daniele Malafronte, ler e escrever bem são skills que estão intrinsecamente relacionadas e complementam a competência de comunicação de uma pessoa. E a comunicação, por sua vez, é altamente valorizada no mercado de trabalho.
"Se alguém fala muito bem e se expressa de forma eficaz, mas tem dificuldades na leitura e na escrita, isso pode prejudicar sua comunicação. Portanto, a capacidade de leitura e escrita está interligada e complementa a comunicação É coerente, portanto, essa exigência do mercado", afirma.
Como ler e escrever bem
Mas como desenvolver essas habilidades, se vivemos em um mundo cada vez mais conectado, em que tudo se resolve com uma câmera ou digitando no celular? Para o professor Rafael Riemma, fundador da Plataforma Verbo, algo simples e poderoso pode ajudar: escrever um diário.
"Essa iniciativa é uma prática poderosa para se conectar com seus pensamentos e expressá-los melhor", diz.
Assim como na infância e adolescência das gerações anteriores, a ideia é mesmo registrar suas experiências diárias, ideias ou reflexões. Com isso, a tendência é melhorar na fluência das ideias e na clareza da escrita.
Já para estimular a leitura, o professor de linguística Artur Gomes sugere introduzir o hábito diariamente, mesmo que de forma gradativa. Meia-hora por dia é o ideal, mas se esse ainda não for um hábito, pode começar aos poucos, como 5 minutos diários.
E pode ser livro, artigo, blog, notícias... O importante é criar rotina e manter a consistência.
"Que seja 15 minutos por dia, será muito importante para criar a rotina da leitura. Escolha também um horário que esteja bem disposto", acrescenta Artur.
Veja mais dicas para ler e escrever bem:
-
Faça resumos
Após ler um livro ou artigo, escreva um resumo. Isso não só reforça a compreensão do material, mas também aprimora a habilidade de sintetizar informações.
-
Participe de grupos de leitura
Juntar-se a clubes do livro ou grupos de discussão online pode enriquecer o entendimento e proporcionar novas perspectivas. A troca de ideias é fundamental para o crescimento intelectual.
-
Pratique a escrita no trabalho
Redija e-mails, relatórios ou apresentações com cuidado e atenção aos detalhes. Peça feedback aos colegas para melhorar a clareza e a eficácia da sua comunicação.
-
Invista em cursos de escrita
Há muitos cursos online e oficinas que focam em melhorar habilidades de escrita. Dedicar tempo a esses recursos pode trazer grandes benefícios.
-
Leitura crítica
Ao ler, analise o estilo do autor, a estrutura do texto e a escolha das palavras. Isso ajuda a refinar as habilidades de escrita, permitindo que a pessoa aprenda com os melhores.