Mulher viraliza após ironizar troféu que recebeu depois de ser mandada embora de empresa
Em vídeo, Evelyn Carmelim conta que foi demitida da empresa e, depois disso, ganhou o “Trófeu Admirável”
A YouTuber Evelyn Carmelim Pereira, de 31 anos, de Catanduva, interior de São Paulo, publicou um desabafo nas redes sociais afirmando que recebeu um troféu após ser demitida da empresa de cosméticos Avon. No vídeo, a jovem ironiza a situação e brinca: “Primeiro te mandam embora, depois te dão um troféu”.
O vídeo, que está com cerca de 430 mil visualizações, foi publicado na terça-feira, 24. Nele, Evelyn mostra uma pequena estatueta, o "Troféu Admirável”, e uma carta, que ela lê e faz comentários.
“‘Você faz parte da história e do legado da Avon’. Faço mesmo, trouxe milhares de pessoas para vocês”, começa. “‘Você é admirável. Com muita ambição, você fez alianças e brilhou cada vez mais e assim como Miss Albee, você é protagonista da jornada, repleta de abundância [...] Por isso, celebramos toda a sua dedicação e compromisso’ te fazendo o quê? Te mandando embora”, ironiza.
A mulher continua: “‘Em levar a Avon cada vez mais longe’. Sim, é verdade, levei para o País todinho. ‘Com a democratização e acesso à beleza, você faz toda a diferença no aumento da autoestima das pessoas’. Sim, eu faço, tenho milhares de resenhas de vocês. É isso, gente. Você é mandado embora e ganha um troféu”.
@evelyncarmelim Obrigada @Avon Brasil por prestar atenção em tudo! #trouxa #papeldetrouxa #demitida #humor #nemememe #ironia #viral #viralvideo #vaiprofycaramba #fyp #avon #trofeu ♬ som original - Evelyn Carmelim
"Fiquei muito magoada"
Em entrevista ao Terra, Evelyn conta que foi desligada da empresa em junho, mas que o troféu chegou quatro meses depois, no dia 20 de outubro, o que lhe causou constrangimento. "Eu postei o vídeo, pois fiquei muito magoada após o desligamento. Enfim, está difícil superar e, após quatro meses, tentando esquecer e seguir em frente, eu recebo o troféu", comenta.
A jovem fala ainda que não tem intenção de prejudicar a marca, mas que queria deixar registrada a sua indignação. "Eu revivi todo aquele sentimento de injustiça, toda a mágoa. Foi aí que decidi postar minha indignação nas redes sociais. [...] Pois realmente gosto muito da marca desde novinha. Antes de ser Empresária Avon, eu era representante, então sempre soube falar de cada produto, indicar e captar novas representantes pelo País todo", lembra.
Nos comentários da postagem, os internautas criticaram a postura da empresa. “A galera do marketing não [se] comunica com o RH”, escreveu um. “Nem te conheço e fiquei com ódio. Avon nunca mais”, pontuou outro.
Em outro vídeo, Evelyn explicou o motivo do desligamento. “A Natura comprou a Avon, e sei do meu valor. Eles ficaram me falando que ‘você precisa ser mais digital’, ‘que precisava ter mais engajamento'. Eu não conheço nenhuma das meninas que fossem tão digital como eu e que fizeram tanto trabalho pela Avon, até mesmo sem receber nada”, comenta.
“Eu tinha um trabalho ali, de líder, de empresária, mas eu fazia muito mais. Eu tenho um canal, fazia resenhas. Vocês não têm noção do quanto de pessoas do País todo que eu cadastrei. A minha gerente e de outros setores me elogiavam. Ensinei a mexer no site, como fazer cadastro, pedido. Na hora de demitir, eles não viram nada”, desabafou.
Ainda na plataforma, ela comentou que sofreu terror psicológico para fechar metas e que pensa em entrar na Justiça contra a empresa.
Posicionamento da Avon
Em nota enviada ao Terra, a Avon informou que Evelyn nunca fez parte do quadro de colaboradores da empresa e que o troféu mencionado é por sua atuação como consultora:
"Evelyn Pereira nunca fez parte do quadro de colaboradores da Avon. Sua parceria com a marca se deu como Empresária de Beleza, função autônoma exercida por contrato comercial que permite o descadastramento. Em agosto deste ano, a parceria foi encerrada. Evelyn permanece ativa como Consultora de Beleza, posição em que empreende, orienta e comercializa produtos diretamente aos clientes. O troféu mencionado refere-se por sua atuação como Consultora".