Quais são os melhores MBAs do mundo em 2025? Veja ranking
Lista do jornal inglês 'Financial Times' reúne os melhores cursos com base no salário conseguido pelos ex-alunos após se formarem, taxa de empregabilidade e outros critérios
Os cinco melhores MBAs do mundo em 2025 estão localizados em Estados Unidos, Espanha, França e Itália, de acordo com o ranking mais recente do Financial Times (FT), que listou os 100 melhores programas de MBA globais.
A seleção é baseada em 21 critérios, incluindo aumento salarial dos ex-alunos três anos após a conclusão do curso, taxa de empregabilidade desses estudantes, pegada de carbono das instituições e diversidade do corpo docente. Não há nenhuma instituição brasileira no ranking.
O jornal também coleta dados sobre o quadro dos professores, alunos recém-matriculados e as turmas mais recentes que concluíram o programa. Outros critérios avaliados são a diversidade de gênero e a nacionalidade entre funcionários, membros do conselho e estudantes.
Também é um requisito exigido para participar do ranking que as escolas sejam credenciadas pela Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB) ou pela European Quality Improvement System (Equis).
Nesta edição, nenhuma instituição brasileira apareceu na lista. No ano passado, nenhuma escola de origem brasileira figurou no ranking, mas uma unidade da francesa Skema Business School que funciona em Belo Horizonte (MG) ficou na 13ª posição.
O sucesso das escolas que estão no topo do ranking
A americana Wharton lidera o ranking. Seus ex-alunos relataram o terceiro maior salário médio, de US$ 241.522 (em torno de R$ 1,376 milhão).
Segundo informações do FT, a primeira posição da escola também se deve pela pontuação na categoria de pesquisa, devido ao volume de artigos publicados em periódicos acadêmicos, além do avanço na carreira de seus egressos.
Todas as instituições com os maiores salários de ex-alunos estão nos EUA - são cinco ao todo. Graduados de Harvard, por exemplo, têm a maior média salarial, chegando a cerca de U$ 257.000 por ano. A escola ocupa a 13ª posição no ranking geral.
Outro destaque da lista é o Indian Institute of Management Kozhikode, que estreou no ranking na 86ª posição. Seu sucesso se deve, em parte, a um dos maiores aumentos salariais três anos após a conclusão do curso: 242%.
A instituição também sobressaiu na categoria custo-benefício, que considera salários dos egressos, duração do curso, mensalidades e outros custos.
Confira lista dos 10 melhores programas do mundo
1. University of Pennsylvania: Wharton (EUA)
2. Columbia Business School (EUA)
3. IESE Business School (Espanha)
4. Insead (França)
4. SDA Bocconi School of Management (Itália)
6. MIT: Sloan (EUA)
7. London Business School
8. Esade Business School (Espanha)
9. HEC Paris (França)
10. Northwestern University, Kellogg School of Management (EUA)
para acessar a lista completa dos 100 melhores MBAs do mundo.
