Recolocação de executivos: 10 estratégias para superar a demissão e conseguir uma boa vaga
Adaptar-se após uma demissão pode abrir portas para uma boa recolocação no mercado; com as estratégias certas, é possível transformar a adversidade em uma nova chance de sucesso
Passar por uma demissão é um desafio significativo, especialmente para profissionais acostumados a estar no comando. No entanto, pode ser um ponto de virada na carreira e uma oportunidade para uma boa recolocação no mercado e um novo começo.
Se você é um executivo e está procurando um novo emprego após uma demissão, confira dez dicas para uma recolocação bem-sucedida, de acordo com especialistas.
5. Prepare-se para entrevistas
Os especialistas afirmam que a preparação para entrevistas é crucial. "Muitos candidatos não se preparam adequadamente, o que pode ser um grande erro", alerta Lemos.
Pesquise sobre a empresa e a vaga e esteja preparado para discutir como suas experiências se alinham com as necessidades da posição.
Isso inclui revisar suas experiências passadas e conectá-las com os requisitos da nova vaga.
6. Seja sincero sobre a demissão
Esse é um dos pontos mais importantes nesse momento de recolocação: ser transparente sobre os motivos da demissão durante o processo seletivo.
"Explique as variáveis que levaram à sua demissão de forma clara e honesta, sem criticar a empresa ou os colegas", recomenda Lemos.
Apresente o cenário genuíno que mostre como você lidou com a situação e o que aprendeu com ela.
7. Destaque projetos e conquistas
No currículo e durante entrevistas, evidencie claramente os projetos que você realizou e seus próximos objetivos. Isso demonstra clareza e direcionamento para potenciais empregadores.
"Deixar claro qual é o projeto que você está empreendendo e o mercado em que quer atuar é mais importante do que detalhar a experiência passada", afirma Urbano.
8. Mantenha a resiliência
Desenvolver paciência e resiliência é fundamental durante a busca por um novo emprego. "Utilize esse tempo para autoconhecimento", aconselha Urbano.
Planeje uma agenda com atividades que ajudem a manter a confiança e o bem-estar.
9. Invista no seu desenvolvimento pessoal
O período entre empregos é uma excelente oportunidade para investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
"Aproveite o tempo para estudar e aprender coisas novas, que você não teria como aprofundar se estivesse trabalhando", sugere Urbano.
Cursos, workshops e leituras podem não apenas aprimorar suas habilidades, mas também mostrar seu compromisso com o crescimento contínuo.
10. Prepare-se para mudanças culturais
Ao entrar em uma nova organização, esteja preparado para se adaptar a uma outra cultura. Compreenda as expectativas da nova empresa e alinhe suas abordagens com a cultura organizacional.
"Se você está mudando de área ou tipo de empresa, planeje como vai se adaptar a essas mudanças", orienta Lemos.