Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chapa 3, liderada por Márcia Barbosa e Pedro Costa vence eleições para reitoria da UFRGS

Desde cedo, centenas de pessoas se reuniram em frente aos prédios da reitoria, que foram isolados por ordem do reitor Carlos Bulhões, conforme anunciado no dia anterior

19 jul 2024 - 15h07
Compartilhar
Exibir comentários

A Chapa 3, liderada pela professora Márcia Barbosa com o professor Pedro Costa como candidato a vice, conquistou a vitória nas eleições para a reitoria da UFRGS durante a reunião do Conselho Universitário (Consun) realizada nesta sexta-feira,19. O objetivo da reunião era compilar uma lista tríplice ordenada com as chapas concorrentes ao cargo. Essa lista será enviada ao MEC e, posteriormente, a presidência da República fará a nomeação do novo reitor da UFRGS. No entanto, cabe destacar que o presidente não está obrigado a seguir a ordem da lista para realizar a nomeação.

Foto: João Neto / Porto Alegre 24 horas

Desde cedo, centenas de pessoas se reuniram em frente aos prédios da reitoria, que foram isolados por ordem do reitor Carlos Bulhões, conforme anunciado no dia anterior. Entre discursos e manifestações, parte do grupo declarava a possibilidade de ocupar a reitoria caso a paridade não fosse respeitada na eleição que começaria a seguir.

Durante a sessão, os manifestantes gritavam "70/15/15 não é democracia, queremos paridade para mudar a reitoria".

A paridade, uma demanda histórica na UFRGS, foi aprovada e regulamentada pelo Consun entre novembro do ano passado e maio deste ano. No entanto, já com a campanha eleitoral em andamento, o pró-reitor Geraldo Jotz ingressou na Justiça para barrar o sistema, evocando uma legislação federal de 1968. O pedido foi acatado, gerando controvérsia e críticas das outras chapas que prometeram respeitar a decisão judicial durante a campanha.

Durante a campanha eleitoral, as três chapas se comprometeram com a paridade, mas a Chapa 2 comunicou internamente que acataria a decisão judicial, enquanto as outras duas criticaram publicamente essa posição.

O resultado da consulta revelou uma divisão entre os segmentos do colégio eleitoral da UFRGS: a Chapa 2 venceu entre os professores, a Chapa 1 entre os técnicos administrativos, e a Chapa 3, liderada pela professora Márcia Barbosa e com o professor Pedro Costa como candidato a vice, foi a vitoriosa entre os estudantes.

*Com informação Matinal News

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade