Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Colégio Anchieta terá educação em tempo integral no primeiro ano do Ensino Fundamental

Assim como na Educação Infantil, estudantes do 1º ano poderão permanecer na escola das 7h30 às 19h, com atividades complementares no contraturno

24 jan 2025 - 13h44
Compartilhar
Exibir comentários

Com foco na excelência educacional e no desenvolvimento integral dos alunos, o Colégio Anchieta está ampliando a oferta do Projeto InterAção em 2025. Após experiência positiva da iniciativa com a Educação Infantil, a instituição passa a atender também as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental em jornada estendida. Assim, os estudantes podem permanecer no colégio das 7h30 às 19h, com atividades complementares no contraturno da aula, atendendo ao apelo de pais e responsáveis.

Foto: Imagem Ilustrativa / Ana Luiza Del Mestre / Colégio Anchieta / Porto Alegre 24 horas

"A expansão da jornada não é apenas um prolongamento do tempo em que o aluno ficará na escola, mas uma oportunidade de ampliar as experiências com atividades estruturadas, através de aprendizagens e ludicidade, habilidades de socialização, de comunicação, expressão corporal e artística, contribuindo para a formação de cidadãos globais e interculturais, comprometidos com uma vida saudável e sustentável nas relações interpessoais", destaca a coordenadora do Ensino Fundamental I, Tatiane Ayala.

O turno regular é oferecido nos turnos da manhã e da tarde. Já o projeto InterAção ocorre no turno da manhã, atendendo os alunos matriculados no turno regular da tarde. Cada turma do InterAção tem, no máximo, 20 alunos. Os estudantes podem participar dois, três ou cinco dias por semana.

Entre as oficinas oferecidas estão Arte e Criação, Pensamento Lógico e Científico, Minhas Ideias (projeto bilíngue), Musicalização, Expressão e Movimento, Espiritualidade e Apoio Pedagógico. "Esse apoio não contempla apenas o acompanhamento do estudante para realização do tema, mas envolve o suporte de uma pedagoga para esclarecer dúvidas e auxiliá-lo nas atividades", explica Tatiane.

De acordo com a especialista, todas as atividades respeitam o tempo do brincar das crianças, ampliando seu repertório de vida e contribuindo para que elas se sintam ainda mais potentes para a aprendizagem formal. "Entendemos que isso gera uma prontidão maior para a alfabetização, pois estará se desenvolvendo, brincando, interagindo, socializando, aprendendo a ter bons hábitos, trazendo as suas experiências e da sua família", observa.

O InterAção já ocorre nos três anos da Educação Infantil e visa proporcionar o desenvolvimento socioemocional e cognitivo dos alunos. Quanto mais cedo ingressam na escola, maior o nível de estímulo que recebem ao longo de sua trajetória de aprendizado. A psicóloga e fonoaudióloga Rochele Paz Fonseca afirma que a integração que ocorre nesta fase é de extrema importância. Por conta do convívio, as crianças fortalecem o relacionamento interpessoal e as habilidades de interação.

De acordo com Rochele, no cotidiano escolar, elas aprendem a compartilhar brinquedos, realizar atividades em grupo e participar de situações que exigem mediação de afeto e disciplina. "Esses momentos de troca são essenciais para o desenvolvimento da linguagem, das memórias, da motricidade e das habilidades necessárias para gerenciar tarefas novas e mais complexas", ressalta.

Os aspectos positivos do projeto são destacados pelos pais dos alunos. É o caso do fisioterapeuta, professor e diretor de Graduação da PUCRS, Denizar Alberto da Silva Melo. Seu filho Arthur Zattera, de cinco anos, participa do InterAção desde o ano passado. "A proposta oferece múltiplas atividades e convivência com outras crianças, propiciando a socialização e estimulando o desenvolvimento de habilidades importantes para essa fase da infância", diz o pai.

Melo também reforçou o progresso do filho desde que ingressou no projeto. "O Arthur melhorou a fala, habilidades motoras finas, compreensão, vocabulário e diferentes aprendizagens. Está se desenvolvendo muito bem".

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade