Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como aprender um novo idioma ajuda em várias áreas da vida

O aprendizado de uma nova língua melhora os estudos, abre oportunidades profissionais e pode até aumentar o tamanho do cérebro

7 mai 2024 - 15h00
(atualizado às 15h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Não vê muito sentido em aprender inglês ou espanhol na escola? Pois saiba que os benefícios de saber uma segunda (ou até terceira!) língua, vai além de ir bem na prova da disciplina ou no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Essa é uma habilidade que pode te tornar mais empático, te ajudar a fazer amigos e até literalmente, aumentar o tamanho do seu cérebro.

Foto: canva/Reprodução / Guia do Estudante

De acordo com Amanda Chaud, Coordenadora de Desenvolvimento da disciplina de Inglês no Kumon, tonar-se fluente em um novo idioma torna o estudante mais apto a se virar em diversas situações. Para além de assistir filmes e séries sem legenda ou viajar nas férias,   confira 5 benefícios cognitivos, profissionais e sociais de aprender um novo idioma.

+ 6 motivos pelos quais você deveria estudar Latim

1. Ampliar visões de mundo

Aprender uma nova língua pode significar também conhecer uma nova cultura. O estudante adquire mais competências sociais, melhorando as relações, a partir da percepção de outros modos de vida e da diversidade. Este é um benefício que vai para além das viagens.

Com a internet é possível se comunicar com pessoas em quase qualquer lugar no mundo, trocando experiências, dicas culturais e descobrindo que vocês podem ter mais em comum do que o esperado.

+ 5 aplicativos de idiomas para estudar com falantes nativos

2. Melhorar a sociabilidade

Aprender um novo idioma aumenta a autoconfiança do estudante e, automaticamente, o seu comportamento em público. Além disso, as habilidades de comunicação gerais são melhoradas, com aumento do vocabulário tanto na língua de aprendizado quanto na materna.

Ao ter mais conhecimento sobre determinada cultura, a interação com pessoas de outros países também fica mais fácil e dinâmica.

+ 6 países que têm mais de uma língua oficial e você talvez não saiba

3. Expandir oportunidades profissionais

Conhecer ou ser fluente em outro idioma é uma qualidade muito valorizada no mercado de trabalho em diversas áreas, o que pode dar oportunidades de crescimento na carreira. Em algumas profissões, ter uma língua estrangeira no currículo é um bônus, mas em outras, pode ser essencial.

Carreiras como em Relações Internacionais, na qual o profissional tem contato com outros países, em Letras, em que pode se tornar professor de idiomas e até em Jornalismo, que envolve apuração em outros idiomas, são algumas ocupações em que falar outra língua se torna fundamental.

+ 5 carreiras para quem gosta de estudar outros idiomas

4. Aprender outros idiomas com mais facilidade

Segundo um artigo do jornal do campus da Universidade de Yale, fica muito mais simples aprender mais idiomas quando você já sabe um segundo, principalmente se eles forem relacionados entre si. Ao se tornar fluente em coreano ou japonês, por exemplo, o estudante é capaz de aprender com mais facilidade outras línguas orientais, como o chinês ou tailandês.

De acordo com este mesmo artigo, durante a graduação é o momento perfeito para se tornar fluente em uma nova língua, já que os benefícios vão influenciar no aprendizado do estudante durante a faculdade.

Além disso, se o estudante decidir aprender um idioma mais popular primeiro, como o inglês, poderá encontrar materiais para estudar quase qualquer outra língua com muito mais facilidade.

+ Conheça os 5 idiomas mais importantes para os profissionais brasileiros

5. Aumentar o cérebro - literalmente

Exercitar o aprendizado ou saber outra língua melhora a capacidade cognitiva do cérebro, melhorando aspectos como a memória, percepção, resolução de problemas e tomada de decisão. Uma memória melhor ajuda a decorar nomes de pessoas e até instruções complicadas que podem aparecer no ambiente de trabalho.

Além disso, saber mais de dois idiomas pode auxiliar o nível de concentração e desenvolver a habilidade do cérebro de filtrar as informações relevantes, já que ele vai se acostumar a trocar de uma língua para a outra, buscando as palavras mais corretas para as situações. De acordo com o National Institutes of Health (Institutos Nacionais da Saúde), a gência governamental dos Estados Unidos, crianças bilíngues tem maior capacidade de exercer múltiplas tarefas ao mesmo tempo do que as que só falam um idioma.

Para além dos benefícios cognitivos, estudos da American Academy of Neurology (Academia Americana de Neurologia), associação profissional norte-americana de neurologistas, mostraram que aprender outra língua pode atrasar sintomas do Alzheimer, e  um estudo sueco analisou que o aprendizado de idiomas faz o hipocampo, parte do cérebro responsável pelas funções de aprendizado e memória, aumentar de tamanho, sendo capaz de absorver ainda mais conteúdo.

+ Saiba como ter uma memória infalível e melhorar seu raciocínio

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade