Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como funciona a certificação parcial do Encceja

Para receber o certificado, os candidatos precisam ter alcançado, no mínimo, 100 pontos nas provas

29 ago 2022 - 17h39
Compartilhar
Exibir comentários

As provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) foram aplicados em todo o Brasil neste domingo (29). O exame confere certificado de Ensino Fundamental e Ensino Médio aos que não conseguiram concluir os estudos no tempo adequado. Para obter o diploma é necessário alcançar no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 5 na redação. Mas e quem não conseguir a pontuação mínima?

Foto: iStock/iStock / Guia do Estudante

Nem tudo está perdido neste caso. O Inep, responsável pela elaboração do Encceja, permite que os candidatos que conseguiram ao menos 100 pontos em algumas disciplinas peçam a certificação parcial.

+ Encceja: veja temas de redação de edições anteriores

Isso significa que eles podem obter o diploma das disciplinas em que alcançaram a pontuação mínima e, no ano seguinte, buscar a aprovação no restante.

Para o Ensino Médio, no caso da declaração parcial de proficiência em linguagens, códigos e suas tecnologias, o participante deve ter atingido, ao mesmo tempo, o mínimo de 100 pontos na prova e 5 pontos na redação na mesma edição do exame.

Já no Ensino Fundamental, quem conseguiu pelo menos 100 pontos em língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e/ou educação física, além da nota 5 ou superior em redação, pode solicitar a declaração parcial de proficiência.

Para entender como solicitar a certificação por meio do Encceja, acesse este texto. O processo pode ser feito a partir do momento em que o Inep divulga os resultados do exame - o que ainda não tem data para acontecer neste ano.

Guia do Estudante
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade