Como usar a nota do Enem para entrar na USP
Saiba como é possível usar a nota do exame para ingressar na universidade pública, processo conhecido como Enem-USP
Muita gente sonha em cursar a universidade pública em instituições que oferecem cursos de qualidade e conhecidos no Brasil e no mundo. É o caso da Universidade de São Paulo (USP), que apresenta 12 cursos entre os 50 melhores do mundo. Mas nem todo mundo sabe que é possível ingressar na instituição por meio de um processo chamado Enem-USP.
Essa forma de seleção de estudantes utilizada pela universidade é uma das maneiras de ingressar em um curso superior na USP. Como o nome sugere, ela utiliza os resultados que estudantes obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para escolher aqueles candidatos que desejam cursar uma graduação na USP.
A partir de 2024, a instituição oferecerá 3 vestibulares para o ingresso de estudantes em seus cursos de graduação:
- O tradicional vestibular da Fuvest, dividido em duas fases, uma com 90 questões de múltipla escolha e outra com duas provas dissertativas;
- O Provão Paulista, vestibular unificado das instituições públicas de ensino superior do estado de São Paulo, que tem duas provas de 90 questões de múltipla escolha cada;
- O Enem-USP, que utiliza os resultados da prova do Enem.
Como a USP não faz mais parte do Sisu, criou seu próprio sistema de seleção com base na nota do Enem, o Enem-USP. As vagas que a instituição oferecia no sistema foram destinadas ao seu próprio processo seletivo.
O que é Enem-USP?
O Enem-USP é um tipo de vestibular que permite o uso da nota do Enem para ingresso na instituição. Esse tipo de seleção foi criado para substituir o uso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na universidade, já que o Conselho de Graduação da USP aprovou em 2022 a sua saída do sistema gerido pelo Ministério da Educação.
São ao todo 1.500 vagas disponibilizadas via Enem-Usp, sendo 685 delas para disputa em ampla concorrência; 512 vagas ofertadas para candidatos de escolas públicas e 303 vagas direcionadas apenas para candidatos de escolas públicas que são pretos, pardos ou indígenas.
É possível entrar na USP com a nota do Enem?
Sim, é possível concorrer a vagas na USP utilizando a nota do Enem. No caso do Enem-USP 2024, é necessário ter feito o Enem 2023 para estar habilitado a se inscrever no vestibular Enem-USP.
Não podem se inscrever no Enem-USP:
- Quem estudou em escolas privadas, mesmo com bolsa ou de forma gratuita;
- Candidatos que cursaram o Ensino Médio no Senai, Sesi ou Senac;
- Quem estudou no exterior;
- Candidatos que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas que fecharam convênios com instituições privadas.
Os candidatos que fazem a prova do Enem não precisam, necessariamente, fazer a prova da Fuvest para conseguir a inscrição no Enem-USP. Os dois vestibulares são realizados separadamente.
Porém, se alguém fizer tanto a prova da Fuvest quanto o Enem e se inscrever no Enem-USP para entrar na instituição, caso seja aprovado nos dois processo seletivos, terá que escolher por um deles ao finalizar a matrícula na faculdade.
Como entrar na USP pelo Enem?
Para entrar na USP em 2024 utilizando a nota do Enem 2023, os candidatos devem ter concluído o ensino médio até 2023 e ter realizado as provas do Enem 2023 como candidatos.
É preciso se inscrever no site https://www.fuvest.br/enem-usp/ entre 4 de dezembro de 2023 e 5 de janeiro de 2024 e pagar a taxa de inscrição de R$ 10. Podem solicitar isenção da taxa os candidatos que se inscreveram na Fuvest 2024, pessoas inscritas no CadÚnico e quem comprovar vulnerabilidade socioeconômica, conforme instruções do edital.
Quem quer entrar na USP com a nota do Enem 2024 pode se candidatar a vagas em até 3 cursos em uma das áreas abaixo:
- Ciências Biológicas e da Vida (B);
- Ciências Exatas e Tecnológicas (E);
- Ciências Humanas e Sociais (H).
- A quantidade de vagas por área e por curso está disponível no edital Enem-USP.
É possível alterar as escolhas dentro da área escolhida entre 18 e 19 de janeiro do ano que vem. A inscrição e mudanças de informações ou de escolhas por cursos no Enem-USP é realizada apenas no site da Fuvest, sendo que apenas a nota do Enem é utilizada.
Quando sai o resultado do Enem-USP?
Os candidatos aprovados na primeira chamada do vestibular Enem-USP serão chamados em 24 de janeiro. Já a segunda chamada acontecerá em 14 de fevereiro. A universidade afirma ainda que vai realizar chamadas de candidatos que estão em listas de espera e a divulgação da classificação final será no dia 10 de março.
Já as matrículas nos cursos da USP para as pessoas aprovadas no Enem-USP devem ser feitas entre 14 de março e 15 de março.
Para descobrir mais sobre novidades do setor de educação e formas de ingressar no ensino superior, acompanhe o site Terra Educar e prepare-se para vestibulares, Enem e outras provas!